Uso precoce de antibióticos em crianças para tratar complicações bacterianas durante pandemias de influenza: um estudo duplo-cego randomizado controlado por placebo...

O governo do Reino Unido armazena a associação amoxicilina + ácido clavulânico para tratar complicações bacterianas durante pandemias de influenza.

Neste ensaio pragmático duplo-cego randomizado controlado por placebo, publicado no European Respiratory Journal, pesquisadores verificaram se o uso precoce da associação amoxicilina + ácido clavulânico (clavulanato) diminuria a possibilidade de uma nova consulta devido à deterioração clínica em crianças “em risco” que apresentam doença semelhante à influenza (ILI) em atendimento primário ou ambulatorial.

Crianças “em risco” com 6 meses de idade a 12 anos que se apresentam dentro de 5 dias do início da ILI foram atribuídos aleatoriamente para amoxicilina + ácido clavulânico 400/57 mg por via oral ou placebo duas vezes ao dia por 5 dias (dosagem com base na idade ± peso). Entre 11 de fevereiro de 2015 e 20 de abril de 2018, 271 crianças foram recrutadas.

O ensaio não encontrou evidências de que o tratamento com amoxicilina + ácido clavulânico reduza o risco de nova consulta devido à deterioração clínica em crianças “em risco” que apresentam ILI precocemente durante a temporada de influenza. Como resultado, os resultados não apoiam o uso de amoxicilina + ácido clavulânico em crianças com doença semelhante à influenza sazonal.

Até mais. 

Fonte: European Respiratory Journal. DOI: 10.1183/13993003.02819-2020.

© Bibliomed, Inc.

Comentários