Dexametasona reduz mortes em pacientes com covid-19 grave...

A dexametasona, um esteroide barato e amplamente usado em todo o mundo se mostrou capaz de reduzir a mortalidade em casos graves de covid-19. O anúncio foi feito nesta terça-feira (16) por pesquisadores do grupo RECOVERY ( R andomized Evaluation of COVid-19 thERapY ), da University of Oxford, no Reino Unido, responsáveis pelo ensaio clínico randomizado, iniciado em março deste ano, que testou diversos potenciais tratamentos para a covid-19, entre eles, baixas doses de dexametasona.

O estudo envolveu mais de 11.500 pacientes em mais de 175 hospitais do National Health System (NHS) do Reino Unido. Um total de 2104 pacientes foram randomizados para receber 6 mg de dexametasona uma vez ao dia (por via oral ou injeção intravenosa) por 10 dias. Este grupo foi comparado com 4321 pacientes randomizados apenas para os cuidados habituais.

A dexametasona reduziu as mortes em um terço nos pacientes ventilados (risk ratio de 0,65; intervalo de confiança, IC, de 95%, de 0,48 a 0,88; P = 0,0003) e em um quinto em outros pacientes recebendo apenas oxigênio (risk ratio de 0,80; IC 95%, de 0,67 a 0,96; P = 0,0021). Não houve benefício entre os pacientes que não necessitaram de suporte respiratório (risk ratio de 1,22; IC 95%, de 0,86 a 1,75; P = 0,14).

Entre os pacientes que receberam os cuidados usuais isoladamente, a mortalidade em 28 dias foi mais alta naqueles que necessitaram de ventilação (41%), intermediária nos pacientes que precisaram apenas de oxigênio (25%) e menor entre aqueles que não necessitaram de intervenção respiratória (13%).

“É um grande avanço. Os resultados são suficientemente claros, podemos anunciar os resultados hoje e as pessoas podem ser tratadas esta noite ou amanhã”, disse em entrevista coletiva o Dr. Peter Horby, professor de doenças infecciosas emergentes do Nuffield Department of Medicine da University of Oxford e um dos líderes do estudo. O grupo agora trabalha para publicar todos os detalhes dos dados o mais rápido possível.

“Dia histórico no tratamento da covid-19! Temos o primeiro tratamento farmacológico que mostrou impacto em reduzir a mortalidade. Finalmente temos uma ‘boa nova’”, comemorou o presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) Clóvis Arns da Cunha em comunicado emitido pela entidade nesta terça (16).

No mesmo comunicado, a SBI se posiciona quanto ao uso do medicamento, como vem fazendo com outros medicamentos e tratamentos desde o início da pandemia: “Todo paciente com covid-19 em ventilação mecânica e os que necessitam de oxigênio fora da UTI devem receber dexametasona via oral ou endovenosa 6 mg 1x/dia por 10 dias. Medicação barata e de acesso universal”.

Até mais.

Fonte: Dexametasona reduz mortes em pacientes com covid-19 grave - Medscape - 16 de junho de 2020.

Comentários