Obesidade pode influenciar a progressão para puberdade precoce após telarca prematura...

Pesquisadores sugerem que a obesidade pode ser um fator desencadeante em algumas meninas com telarca prematura em desenvolver puberdade precoce ou rapidamente progressiva.
A equipe descobriu que a maioria dos pacientes em seu estudo que progrediu tinham mais de 2 anos de idade quando seus sintomas apareceram pela primeira vez, e que esses pacientes tiveram um IMC significativamente maior do que aqueles que desenvolveram seus sintomas em uma idade mais jovem.
O estudo incluiu 158 meninas que tiveram o desenvolvimento de mama antes dos 8 anos de idade. A equipe de pesquisa os dividiu em aqueles cujos sintomas apareceram dentro de um mês de nascimento (n = 12), entre as idades de 1 e 24 meses (n = 40) e quando maiores de 24 meses (n = 106).
Como em estudos anteriores, a duração dos sintomas no momento do diagnóstico foi mais longa para as crianças menores, em uma média de 15,4 meses entre aqueles cujos sintomas apareceram dentro de um mês de nascimento, comparados com apenas 3,2 meses entre aqueles cujos sintomas se desenvolveram quando eram mais velhos de 24 meses.
"Isso sugere que o desenvolvimento dos seios é percebido como mais fisiológico nos primeiros 2 anos de idade pelos pais, resultando em um atraso na busca de atendimento médico", diz Senay Savas-Erdeve (Hospital de Saúde e Treinamento de Doenças e Anestesias, Ankara, Turquia ) e co-autores do estudo.
Ao final do seguimento, a telarca era regressiva em 24,7% dos pacientes, persistente em 32,9%, progressiva em 25,9% e cíclica em 16,5%, embora as proporções variassem de acordo com a idade ao início dos sintomas. No total, 29,7% dos pacientes desenvolveram puberdade central precoce ou rapidamente progressiva, mas apenas 4,2% a 6,3% dessas crianças desenvolveram sintomas de telarca dentro de 24 meses após o nascimento, com 89,3% tendo desenvolvido sintomas em uma idade mais avançada.
Além de serem mais velhos, os pacientes que desenvolveram puberdade precoce ou rapidamente progressiva também eram mais pesados ​​do que aqueles que não desenvolveram - eles tinham um escore de desvio padrão do peso corporal (SDS) significativamente maior e uma maior SDS do IMC.
No total, 24,0% de todos os pacientes estavam com sobrepeso e 8,8% eram obesos, e 81,6% e 92,9% destes caíram na categoria de idade mais avançada para o início dos sintomas.
Esses achados implicam que o aumento de peso "poderia estimular a puberdade rapidamente progressiva em casos com telarca prematura", escrevem os pesquisadores no Journal of Pediatric Endocrinology and Metabolism .
A altura do SDS e a relação entre a idade óssea e a idade cronológica não diferiram se os pacientes evoluíram para a puberdade até os pesquisadores subdividirem o grupo que progrediu, mostrando que as meninas com puberdade precoce central tiveram aumentos significativos para ambas as medidas.
Até mais.
Fonte:
Eleanor McDermid
J Pediatr Endocrinol Metab 2018

Comentários