Não há associação entre o estado da vitamina D e as características da puberdade precoce central em meninas...

A deficiência de vitamina D tem sido associada a várias patologias em seres humanos e tem sido também ligada à puberdade precoce central idiopática em meninas. Avaliamos esse vínculo potencial em um estudo retrospectivo. Entre 493 meninas com puberdade idiopática central precoce descritas anteriormente, selecionamos 145 meninas para as quais uma amostra de plasma na avaliação inicial estava disponível para determinar a concentração de 25OHD e 1,25 (OH)2D.
Analisamos a correlação entre diferentes características da puberdade (IMC, taxa de crescimento no ano anterior ao início da puberdade, idade óssea, picos de LH e FSH, relação de pico de LH/FSH e concentração de estradiol) e a concentração de 25OHD e 1,25(OH )2D. A concentração sérica média de 25OHD foi de 27,6 ± 17,3 ng/mL. Onze por cento dos pacientes apresentavam uma grave deficiência de vitamina D, 18,6% apresentavam deficiência moderada, 39,4% tinham um ótimo estado de vitamina D e 31% tinham uma concentração de 25 OHD acima de 30 ng/mL. A estação do ano foi o único fator que pareceu influenciar a concentração de 25OHD. Não foi encontrada correlação entre a concentração sérica de 25OHD e as diferentes características da puberdade.
Em geral, nossos pacientes tiveram um estado de vitamina D satisfatório. Não encontramos correlação entre o estado da vitamina D e as características da puberdade precoce central. Mais estudos são necessários para confirmar esta hipótese.
Até mais.
Gwénaëlle Duhil de Bénazé, Raja Brauner, Jean-Claude Souberbielle

Comentários