Efeitos metabólicos do exercício físico na obesidade infantil: uma visão atual...

Resultado de imagem para atividade física

Este artigo publicado na REVISTA PAULISTA DE PEDIATRIA aborda a importância da atividade física para as crianças. Sabemos que hoje em dia, as crianças fazem menos atividades físicas do que seus pais quando eram crianças e com isso, favorece ao aumento de peso.

Revisar a literatura atual a respeito dos efeitos do exercício físico sobre diferentes variáveis metabólicas da obesidade infantil.
Fontes de dados
A pesquisa foi feita nas bases de dados Pubmed e Web of Science. Os descritores usados foram: obesity, children obesity, childhood obesity, exercise e physical activity. A pesquisa eletrônica foi feita com base nos estudos publicados de abril de 2010 a dezembro de 2013, em idioma inglês.
Síntese dos dados
O rastreamento dos estudos com os descritores encontrou 88.393. Após cruzamento entre os descritores, obtiveram‐se 4.561. Desses, depois da análise dos títulos, foram cogitados 182 relevantes referências, submetidos então aos critérios de inclusão/exclusão, e totalizaram, no fim, 39. A maioria dos estudos relacionou a prática de exercícios físicos aeróbicos e resistidos à melhoria da composição corporal, à regulação do perfil lipídico e metabólico e ao estado inflamatório de crianças e adolescentes obesos. Entretanto, a magnitude dos efeitos está associada ao tipo, à intensidade e à duração da prática.
Conclusões
O exercício físico, independentemente do tipo, mostra‐se capaz de promover adaptações positivas sobre a obesidade infantil, principalmente por atuar na restauração da homeostase celular e sistema cardiovascular, na melhoria da composição corporal e também aumento da ativação metabólica.

Até mais.

Fonte:Metabolic effects of exercise on childhood obesity: a current vision
Santiago Tavares Paes, João Carlos Bouzas Marins, Ana Eliza Andreazzi

Comentários