Cirurgia bariátrica: bypass superior à banda gástrica...

A cirurgia de bypass gástrico oferece um melhor resultado a longo prazo para o paciente comparado à banda gástrica. Perda de peso e o controle de doenças relacionadas à obesidade são mais eficazes a longo prazo, descobriram pesquisadores americanos em uma metanálise que foi publicada na "JAMA".
A análise, realizada pelo Centro Médico do Sudoeste UT (Dallas, Texas), incluiu 29 estudos, nos quais mais de 80 por cento dos pacientes foram acompanhados clinicamente por mais de dois anos após a cirurgia. Os procedimentos bariátricos envolveram bypass gástrico ou banda gástrica. Não existem dados de pesquisa suficientes disponíveis para avaliar os resultados dos procedimentos de gastrectomia em manga.
Os resultados demonstraram claramente que o bypass gástrico foi superior à banda gástrica em todos os aspectos. A perda de peso foi claramente maior: após um bypass gástrico, os pacientes perderam, em média, 66 por cento do excesso de peso, comparado a 45 por cento com a banda gástrica.
Também ficou demonstrado que o controle da doença foi melhor. Em dois terços dos pacientes com bypass, houve remissão total do diabetes tipo 2, não tendo sido este o caso em sequer um terço dos pacientes com banda gástrica. Quase um em cada dois pacientes submetidos a bypass relataram remissão da hipertensão (48 por cento), o que foi observado em menos de um quinto (17 por cento) daqueles que receberam uma banda gástrica. A hiperlipidemia teve um resultado similar: 60 por cento dos pacientes com bypass relataram remissão, o que ocorreu em apenas 23 por cento dos pacientes com banda gástrica.
As taxas de complicação de longo prazo foram similares nos dois procedimentos, mas aqui também, a cirurgia de bypass liderou com uma preferência de menos de três por cento (banda gástrica menos que cinco por cento).
Até mais.

Comentários