Diabetes e Páscoa...

Achei muito interessante correlação entre DIABETES e PÁSCOA, publicado no site www.conversandocomopediatra.com.br da Sociendade Brasileira de Pediatria, leiam abaixo a matéria:

Diabetes Melito e Páscoa 

Departamento Científico de Endocrinologia

- O que é e o que significa a Páscoa? 
A Páscoa é uma festa que celebra a ressurreição de Jesus Cristo três dias depois de sua morte por crucificação. Para os cristãos, a Páscoa simboliza a passagem da morte para a vida. Ela é uma festa “móvel” que ocorre entre 22 de março e 24 de abril. A semana que antecede a Páscoa é chamada de Semana Santa que tem início no domingo de Ramos que celebra a entrada de Jesus na cidade de Jerusalém. Os 40 dias que antecedem a Semana Santa são chamados de Quaresma sendo dedicados aos preparativos da celebração da Páscoa. 
Em Português, a palavra Páscoa deriva do hebraico PessachPassover (que significa passagem)ou Páscoa Judaica que comemora o êxodo dos israelitas do Egito durante o reinado do faraó Ramsés II. 

- Qual é a origem da tradição do coelho da Páscoa? 
A origem da simbologia do coelho deve-se a sua grande capacidade de reprodução e fertilidade. Como Páscoa é sinônima de ressurreição e de renascimento, o os coelhos sendo um símbolo de fertilidade foram a ela associados.  

- Qual a origem da tradição dos ovos da Páscoa? 
O ovo simboliza vida e nascimento. Desde a Antiguidade que as pessoas costumam presentear amigos na época da Páscoa com ovos coloridos e ornamentados. Atualmente, os ovos são de chocolate e as pessoas são presenteadas com essas guloseimas no dia da Páscoa. 

- O que a Páscoa tem a ver com diabetes melito? 
Como os ovos de Páscoa são feitos de chocolate (isto é carboidratos e gorduras) e como as crianças, incluindo aquelas com diabetes melito, são presenteadas com muitos desses ovos no período da Páscoa, é importante que pediatras, endocrinologistas, pais e pacientes saibam que ovos escolher e como consumi-los para que a ingestão excessiva desses produtos não contribua para um descontrole da glicemia. 

- Os Quadros 1 a 6, trazem algumas informações importantes sobre Páscoa e Diabetes. 

Quadro 1. Informações falsas sobre Ovos de Páscoa.

1) O número utilizado na comercialização dos ovos de Páscoa reflete seu peso em gramas = FALSO 
- A numeração dos ovos em # 12, 15, 20, 21 e 23, refere-se apenas à altura do ovo em centímetros. Portanto, um ovo # 12 terá, teoricamente, 12 centímetros de altura. 
- Entretanto, existe uma grande discrepância no peso em gramas entre ovos com a mesma numeração. Por exemplo: 
- No. 12: 100 a 120 gramas 
- No. 15: 196 a 240 gramas 
- No. 20: 215 a 240 gramas 
- No. 21: 480 a 500 gramas 
- No. 23: 750 a 800 gramas 
- Portanto, escolha o ovo de Páscoa pelo peso e não pelo número.

Quadro 2. Informações falsas sobre Ovos de Páscoa Diet.
1) Ovos de Páscoa diet não contém açúcar = FALSO 
- Os ovos de Páscoa diet apenas não são acrescidos de açúcar no seu preparo. Porém, o açúcar está presente na matéria prima utilizada para sua fabricação. Ou seja: ovo diet contém açúcar. 
2) Exemplos de propagandas FALSAS veiculadas nos anúncios dos ovos diet: 
- “Páscoa saborosa sem açúcar” 
- “Uma opção interessante para quem não pode ingerir açúcar” 
- “Chocolate ao leite sem açúcar” 
- “Gostosura diet”

Quadro 3. Ovos de Páscoa Diet.
NomesPorção de 25 gramas
Carboidrato (g)Gordura total (g)Calorias (cal)
Nestlé
Classic Diet14,08,3119
Classic Zero8,27,694
Lacta
Chocolate ao leite diet15,07,0111
Garoto
Avelã diet12,010,0128
   
Quadro 4. Ovos de Páscoa Comuns.
NomesPorção de 25 gramas
Carboidrato (g)Gordura total (g)Calorias (cal)
NESTLÉ
Alpino dark9,79,60135
Classic ao leite15,07,1130
Crunch16,06,7128
Diplomata15,07,0130
Gold14,08,2137
Sensação16,07,8135
Sollys13,08,3137
LACTA
Bis15,07,0111
Chocolate ao leite15,07,1131
Diamante negro16,06,5128
Ouro branco15,06,8129
Sonho de valsa15,07,6134
Toblerone15,07,3132
GAROTO
Opereta16,07,3135
Serenata do amor15,07,8132
Talento avelãs15,07,2132
Quadro 5. Fatos sobre Ovos de Páscoa.
1) O ideal é que uma porção de 15 gramas de carboidrato tenha, no máximo, 5 gramas de gordura. 
2) Algumas vezes, os ovos diet têm menos carboidrato mas mais gordura, o que mantém os níveis de açúcar elevados por até 3-5 horas após a ingestão do ovo. 
3) As porções indicadas nos rótulos nutricionais dos ovos de Páscoa são descritas como sendo de 25 gramas. Isto significa, de maneira subjetiva, que essa quantidade de 25 gramas equivale a, mais ou menos, 3 quadrados de uma barra de chocolate. 
3) Uma porção de 25-30 gramas de ovo de Páscoa também equivale à quantidade de carboidratos e gordura presentes em: 1 fatia de pão francês (50 gramas) com um pouco de margarina ou manteiga. 
4) A leitura dos rótulos dos ovos de Páscoa é importante para conhecer suas informações nutricionais principalmente quantidade de carboidratos e gorduras. 
5) Não existe diferença significativa em termo de quantidade de carboidrato e gordura entre ovos de Páscoa comuns e diet, fora algumas exceções como no ovo Classic Zero (ver Quadro 3). 
6) Um ovo de Páscoa pequeno (No. 12), com um peso médio de 100 gramas e uma quantidade de calorias média de 130 calorias/25 gramas, terá uma quantidade total de 500 calorias, o que é excessivo se a pessoa com diabetes quiser consumi-lo, por exemplo, em 1 dia. 
7) Desse modo, a escolha do ovo de Páscoa deve levar em conta as informações acima. O seu consumo deve fazer parte do plano nutricional prescrito para cada pessoa, utilizando-o como sobremesa ou lanche em pequenas porções diárias. Por exemplo: comendo 30 gramas após uma refeição ou em substituição a um dos lanches.
  
Quadro 6. Dicas para uma Páscoa mais saudável e com alegria.

1) Dar apenas 1 ovo de Páscoa para cada criança da família. Se a criança ganhar vários ovos de Páscoa, guardá-los no freezer para consumo posterior ou dar alguns deles para outras crianças. 
2) Não deixar a criança comer todo o ovo em um dia – é muito calórico! Deixe para comer uma parte no domingo e divida o resto em pequenos pedaços para comer durante a semana, por exemplo, como sobremesa. 
3) Ler o rótulo do ovo de Páscoa para saber a quantidade de carboidratos. Fique atento, a quantidade escrita é para apenas uma pequena parte do ovo! 
4) Medir a glicemia antes de comer o ovo de Páscoa. 
5) Tomar insulina Rápida ou Ultrarrápida antes de comer o ovo de Páscoa, calculando a dose de acordo com orientação médica. Crianças acima de 7 anos – aproximadamente 1 U para cada 30 g de carboidratos (equivalente a uma barra de chocolate pequena). Em crianças pequenas, cuidado com a dose de insulina, para não causar hipoglicemia. Aumentar um pouco a dose de insulina se a glicemia já estiver alta antes do chocolate e diminuir um pouco a dose se a glicemia estiver baixa antes do chocolate. 
6) Medir a glicemia 2 horas depois de comer um pedaço do ovo de Páscoa, porque a glicemia pode se elevar algum tempo depois devido à gordura presente no ovo.

Até mais.

Comentários

  1. Aos pacientes diabéticos e os com sobrepeso e obesos, prestem atenção que a quantidade de calorias do chocolate DIET e do normal, é praticamente a mesma, portanto, tomem cuidado para não exagerarem e acabar descompensando.

    ResponderExcluir

Postar um comentário