Anvisa suspende comércio e uso de lote do antiobiótico Claritromicina...

Resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicada hoje (24) determina a suspensão da distribuição, do comércio e do uso, em todo o território nacional, do lote 438569 do antibiótico Claritromicina 250mg/5ml grânulos para suspensão oral, fabricado pela empresa EMS S/A.
Segundo a Anvisa, laudo da Fundação Ezequiel Dias apresentou resultado insatisfatório em análise de teor de princípio ativo no medicamento, que se encontra inferior ao padrão, o que pode acarretar um tratamento deficiente. A orientação da agência é para que os consumidores não utilizem o produto.
Já a EMS, fabricante do medicamento, informou que já havia iniciado o recolhimento de forma voluntária do lote 438569 (fabricação 03/2012 e validade 03/2014) do produto em 24 de outubro de 2013. Além disso, o laboratório divulgou que está realizando todos os procedimentos cabíveis junto aos órgãos regulatórios em relação ao recolhimento.
A Anvisa disse não ter informações sobre a quantidade de produtos afetados e sua distribuição pelo país, mas determinou que a empresa promova o recolhimento do estoque existente no mercado relativo ao lote em questão.
A resolução entra em vigor a partir de hoje.

Até mais.

Fonte: Folha de São Paulo.

Comentários