terça-feira, 13 de agosto de 2013

Exames em casa na Baixada Santista...

Pela primeira vez, a saúde do brasileiro será pesquisada pelo Governo, por meio de convênio fechado entre Ministério da Saúde e IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Na região, serão pesquisados moradores de sete municípios: Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, Santos e São Vicente.

Segundo o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, os exames servirão para dar maior precisão às estatísticas sobre a prevalência da hipertensão, diabetes, colesterol e anemia falciforme.

As coletas devem ser feitas até o final do ano, e a análise do material deve ser iniciada nos primeiros meses de 2014.Concluída a pesquisa, num segundo momento o ministério vai avaliar se, eticamente, pode usar o sangue colhido para medir a prevalência do vírus HIV na população.

Até novembro, a meta é entrar em 80 mil domicílios distribuídos em 1.600 cidades para reunir informações sobre hábitos de alimentação, tabagismo, frequência de realização de exames e práticas de atividades físicas.O resultado dos exames será devolvido às pessoas que participaram da pesquisa, como uma espécie de check-up.

Em um quarto dessa amostra, o Governo quer realizar exames: aferição da pressão; medição de peso, altura e circunferência abdominal; e coleta de sangue e urina para a realização de exames, algo nunca feito no país nessas proporções.  A coleta do material não é obrigatória e só será feita em pessoas com 18 anos ou mais.


Até mais.

Fonte: Jornal Atribuna.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...