Idade da primeira menstruação prevê risco de doença cardiovascular no futuro...


A idade da primeira menstruação, ou menarca, pode prever o risco de doença cardiovascular no futuro. É o que revelam pesquisadores da Harvard Medical School, nos EUA.
O trabalho afirma que o primeiro ciclo menstrual está associado com aumento do índice de massa corporal (IMC), a circunferência da cintura e a obesidade geral na idade adulta.
A doença cardiovascular é a principal causa de morte em mulheres nos Estados Unidos. Quando comparadas aos homens, as mulheres podem manifestar a doença clínica mais tarde na vida, tornando o padrão que prevê os riscos, menos confiável.
A equipe avaliou 1.638 mulheres que participaram de um estudo nacional entre 2002 e 2005. As participantes tinham 40 anos de idade ou mais, pesavam menos de 160 kg e não estavam grávidas.
As mulheres foram submetidas a um exame físico, juntamente com análises de laboratório para medir a adiposidade visceral (gordura em torno do abdômen) e adiposidade subcutânea (gordura sob a pele).
O estudo avaliou a relação entre ambos os tipos de gordura e fatores reprodutivos do sexo feminino, após ajuste para idade, tabagismo, consumo de álcool, índice de atividade física, terapia de reposição hormonal e menopausa.
Os resultados demonstraram que a idade do primeiro ciclo menstrual foi associada com depósitos generalizados de gordura no organismo, mas não regionais.
"Esta pesquisa sugere que fatores de risco reprodutivos femininos, especificamente o início da menarca, estão associados com adiposidade geral, mas não com os índices específicos de distribuição de gordura corporal", destaca a autora sênior Caroline S. Fox.
A equipe agora pretende avaliar se esses fatores de risco femininos podem ser usados para direcionar intervenções de estilo de vida em mulheres de alto risco para evitar as consequências metabólicas da obesidade e doenças cardiovasculares.
Até mais.

Fonte: isaude.net

Comentários