Início da puberdade é acionado pelo cérebro durante o sono profundo...


Cientistas norte-americanos descobriram que o sono de ondas lentas, ou "sono profundo", está intimamente envolvido no controle do início da puberdade pelo cérebro.
A pesquisa, apresentada na revista Jounal of Clinical Endocrinology and Metabolism (JCEM), levanta preocupações sobre impacto do sono inadequado entre os adolescentes.
As muitas mudanças que ocorrem em meninos e meninas durante a puberdade são provocadas por alterações no cérebro. Estudos anteriores demonstraram que as partes do cérebro que controlam a puberdade tornam-se ativas durante o sono, mas o presente estudo mostra que se é o sono profundo, em vez de o sono em geral, que está associado a esta atividade.
A líder da pesquisa Natalie Shaw e seus colegas do Massachusetts General Hospital examinaram os pulsos de secreção do hormônio luteinizante (LH), em relação aos estágios específicos do sono em crianças de 9 a 15 amos.
LH é essencial para a reprodução, pois desencadeia a ovulação nas fêmeas e estimula a produção de testosterona nos machos.
Os participantes passaram por coletas de sangue frequentes e estudos polissonográficos.
Os pesquisadores descobriram que a maioria dos pulsos de LH que ocorrem após o sono é precedido de sono profundo, sugerindo que o sono profundo está intimamente envolvido no início da puberdade.
"Se as partes do cérebro que ativam o sistema reprodutivo dependem de sono profundo, então precisamos estar preocupados que o sono inadequado ou perturbado em crianças e jovens adolescentes podem interferir com a maturação puberal normal. Isto é particularmente verdade para as crianças que foram diagnosticadas com distúrbios do sono, mas também pode ter implicações mais amplas para melhorar a qualidade do sono dos adolescentes", conclui Shaw.
Até mais.
Fonte: isaude.net

Comentários