Concentração urinária de bisfenol A (BPA) é associada à obesidade em crianças e adolescentes, em artigo publicado pelo JAMA ...


O bisfenol A (BPA), uma substância química fabricada, é encontrado em alimentos enlatados, líquidos engarrafados e outros produtos de consumo. Nos adultos, as elevadas concentrações urinárias de BPA estão associadas à obesidade e à doença arterial coronariana incidente. 
É possível que a exposição ao BPA esteja ligada à obesidade infantil, mas são poucas as informações disponíveis até o momento.
Com o objetivo de examinar as associações entre a concentração de BPA na urina e os resultados que ela pode ter na massa corporal de crianças, foi realizada uma análise transversal de uma subamostra nacionalmente representativa com 2.838 participantes. A idade variou entre 6 a 19 anos e as crianças foram selecionadas aleatoriamente para medir a concentração de BPA urinário. A pesquisa, que faz parte do programa de estudos National Health and Nutrition Examination Surveys, coordenada por Leonardo Trasande, foi publicada pelo periódico The Journal of the American Medical Association (JAMA). O índice de massa corporal (IMC) foi usado para classificar os participantes como crianças com sobrepeso (IMC ≥ percentil 85 para a idade/sexo) ou obesidade (IMC ≥ percentil 95).
A concentração urinária mediana de BPA foi de 2,8 ng/ml. Dos participantes, 1.047 estavam com sobrepeso e 590 eram obesos. Após os ajustes estatísticos necessários, as crianças com menor concentração urinária de BPA, no primeiro quartil, tiveram uma menor prevalência estimada de obesidade (10.3%) do que aqueles nos quartis dois (20,1%), três (19%) e quatro (22,3%). A obesidade não foi associada com a exposição a outros fenois ambientais normalmente utilizados em produtos de consumo, tais como filtros solares e sabonetes. Na análise estratificada, associações significativas entre as concentrações de BPA na urina e a obesidade foram encontradas entre os brancos (P <0 entre="entre" hisp="hisp" mas="mas" n="n" negros="negros" nicos.="nicos." o="o" os="os" ou="ou" p="p">
Os resultados da pesquisa mostram que a concentração urinária de BPA foi significativamente associada à obesidade em crianças e adolescentes. Não se pode descartar a possibilidade de que crianças obesas ingerem alimentos com maior teor de BPA ou têm maiores depósitos de BPA no tecido adiposo.

Até mais.

NEWS.MED.BR, 2012. Concentração urinária de bisfenol A (BPA) é associada à obesidade em crianças e adolescentes, em artigo publicado pelo JAMA. Disponível em: . Acesso em: 27 set. 2012.

Comentários