Semana Mundial do Aleitamento Materno...


Com o tema Understanding the Past-Planning the Future (Entendendo o Passado e Planejando o Futuro) a Semana Mundial de Aleitamento Materno começa nesta quarta-feira (1º) e vai até a próxima terça-feira (7) em mais de 170 países.
O objetivo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), é estimular a amamentação e melhorar a saúde de crianças menores de 5 anos em todo o mundo. A OMS defende que o aleitamento materno é a melhor forma de fornecer ao recém-nascido os nutrientes necessários.
A orientação é que o bebê receba exclusivamente o leite materno até os 6 meses e, depois disso, ele seja associado a outros alimentos até que a criança complete 2 anos ou mais.
No caso do colostro (tipo de leite mais grosso e de cor amarelada produzido ao final da gestação), a recomendação é que ele seja fornecido ao recém-nascido até uma hora após o parto. Segundo a OMS a desnutrição responde por uma em cada três mortes entre crianças menores de 5 anos, com um terço desta praticas erradas de alimentação acontecendo no primeiro ano de vida da criança. Mesmo com estas informações, menos de um em cada três bebês é exclusivamente amamentado durante os seis primeiros meses meses de vida.
Desde sua criação em 1948 OMS tem entre suas ações a saúde da criança, devido a grande preocupação com a mortalidade infantil. Em 1990, um encontro organizado pela OMS e UNICEF resultou um documento adotado por organizações governamentais e não governamentais, assim como, por defensores da amamentação de vários países, entre eles o Brasil: a Declaração de Innocenti, com quatro objetivos operacionais.
Até mais.
Fonte: isaude.net

Comentários