terça-feira, 21 de agosto de 2012

Produtos à base de Echinacea não devem ser usados em crianças menores de 12 anos...


A Agência Reguladora de Medicamentos e Produtos de Saúde (MHRA), do Reino Unido, aconselhou os pais a não usarem produtos orais à base de planta Echinacea em menores de 12 anos de idade. Crianças com 12 anos ou mais e adultos podem continuar a usar estes produtos.
Este movimento da MHRA segue o conselho de precaução do European Herbal Medicinal Products Committee (HMPC) e do UK Herbal Medicines Advisory Committee (HMAC). Ambos concluíram que a percepção dos benefícios do uso de Echinacea em crianças com menos de 12 anos são superados pelos riscos potenciais nesta faixa etária. Há um pequeno risco de reações alérgicas, mas estas podem ser graves. As crianças de 12 anos ou mais e adultos podem continuar a usar os produtos orais contendo Echinacea. Os riscos de efeitos colaterais em crianças mais velhas e adultos são reduzidos porque eles pesam mais e, em geral, pegam menos resfriados.
Os produtos contendo Echinaceae devem sofrer alterações em suas bulas de acordo com este novo conselho. As medidas que estão sendo tomadas são de precaução. Os pais não devem se preocupar se já deram produtos à base de Echinacea para os menores de 12 anos no passado.
As informações a serem acrescentadas nas bulas incluem reações alérgicas, tais como erupções cutâneas, urticári, inchaço incluindo edema de pele devido ao acúmulo de líquidos e edema de face, dificuldade respiratória, asma e choque anafilático fatal.
A MHRA é um órgão do governo responsável por garantir que remédios e dispositivos médicos sejam seguros e por assegurar que os benefícios, para os pacientes e para o público, justifiquem os danos do uso de um produto. Nenhum produto é livre de riscos. A vigilância de medicamentos e dispositivos serve para tomar as medidas necessárias para proteger o público imediatamente quando há algum risco.

Até mais.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...