Mel ajuda na tosse noturna...


Foi realizado um estudo, publicado pelo periódico médico Pediatrics, com o objetivo de comparar os efeitos de uma dose única noturna de mel (mel de eucalipto, mel de frutas cítricas ou mel de plantas da família Labiatae) a uma dose de placebo na tosse noturna em crianças com infecções do trato respiratório superior (IRSs).
Um questionário foi administrado aos pais em dois dias consecutivos. O primeiro dia foi quando nenhuma medicação tinha sido usada na noite anterior e o segundo dia foi no dia seguinte, quando a preparação do estudo foi dada antes de dormir. O estudo randomizado duplo-cego contou com a participação de 300 crianças, de 1 a 5 anos, com IRSs, tosse noturna e duração da doença menor ou igual a sete dias. As crianças elegíveis receberam dose única de 10 gramas de mel de eucalipto, mel de frutas cítricas, mel de plantas da família Labiatae ou placebo, administrada 30 minutos antes de se deitarem. Os principais desfechos foram frequência da tosse, gravidade da tosse, natureza do incômodo da tosse e qualidade do sono da criança e dos pais.
Em todos os três produtos de mel e do grupo placebo houve uma melhoria significativa da noite antes do tratamento para a noite do tratamento. No entanto, a melhora foi maior nos grupos que receberam mel para todos os principais desfechos.
Os pais avaliaram que os produtos contendo mel aliviaram mais os sintomas da tosse noturna de seus filhos e as dificuldades para dormir devido às IRSs, quando comparados ao placebo. O mel pode ser um tratamento preferível para a tosse e para as dificuldades de sono associadas às IRSs na infância.
O mel não deve ser usado em crianças com menos de um ano de idade.

Até mais.

NEWS.MED.BR, 2012. Pediatrics: mel ajuda a melhorar a tosse noturna na infância. Disponível em: . Acesso em: 16 ago. 2012.

Comentários