Estudo canadense traz esperança de cirurgia para diabéticos do tipo 1...


Médicos do Instituto de Pesquisa do Hospital Geral de Toronto, no Canadá, apresentaram um estudo sobre um novo tipo de cirurgia que poderia ajudar no controle do diabetes do tipo 1, caso menos comum da doença. A operação, chamada de DJB, apresentou rápida redução nos níveis de açúcar no sangue dos ratos não obesos e com diabetes não controlada que foram testados.
De acordo com André Vianna, endocrinologia do Centro de Diabetes Curitiba, antes deste estudo canadense as análises se centravam em procedimentos cirúrgicos para diabéticos do tipo 2. “Mesmo apenas com estes dados preliminares, esta pesquisa surge como uma espécie de luz no fim do túnel para os diabéticos do tipo 1”, revela Vianna.
Este novo tipo de cirurgia exclui o duodeno e uma parte do jejuno, localizado no intestino, redirecionando o alimento para outra parte do jejuno (distal), do meio para a última seção do intestino. Esta última seção do intestino, de acordo com os médicos pesquisadores, pode enviar sinais ao cérebro para que o fígado saiba que ele deve reduzir a produção de glicose, levando ao melhor  controle de açúcar e de glicose no sangue em ratos diabéticos. Esta reação acontece independentemente de perda de peso ou de mudanças nos níveis de insulina no sangue.
Vianna relata que o intestino é um alvo terapêutico mais fácil e, portanto, mais promissor na regulação do açúcar no sangue do que o cérebro ou o fígado devido aos seus potenciais efeitos colaterais. “Mas é sempre bom lembrar que muitos mais anos de estudos futuros são necessários para determinar se a cirurgia proposta pelo estudo canadense é eficaz e segura em seres humanos que têm diabetes do tipo 1”, finaliza.
Até mais.
Fonte: diabetenet

Comentários