Consenso Latino-Americano sobre crianças nascidas pequenas para idade gestacional (PIG)...



A WHO (World Health Organization) define como pequeno para idade gestacional (PIG), os recém-nascidos com peso de nascimento abaixo do percentil 10 na curva de peso para idade gestacional. Quando a idade gestacional não é conhecida, considera-se o peso de nascimento menor que 2500g.

Este consenso define que o PIG'são aqueles que nasceram com peso menor que 2 desvios-padrão da média.

É importante essa definição pois estas crianças tem 5x mais chances de morrer no período neonatal e 4,7x mais chances, antes de 1 ano de idade, do que as crianças nascidas adequadas para idade gestacional.

Apresentam também maior risco de QI menor, baixa estatura e desenvolvimento de hipertensão e diabetes melitus tipo 2 na vida adulta.

Sào muitas as causas para PIG, os fatores de risco são dependentes de: altura, peso, gestações, idade, etnia e localização geográfica da mãe. Mau alimentação materna com insuficiente ganho de peso durante a gestação, disfunção e tamanho placentário, doenças maternas, tabagismo, etilismo e uso de drogas são também fatores associados.

A maioria das crianças recuperam o peso e a estatura, de acordo com o padrão genético, até os 2 anos, porém de 10-15% não recuperam e tem a tendencia a serem crianças e adultos baixos.

As crianças que não recuperam a altura com 2 anos geralmente tem secreção endógena adequada de GH em resposta aos testes farmacológicos. Entretanto, eles frequentemente tem IGF1 baixos e padrões fisiológicos de secreção de GH alterados.

O FDA (US Food ans Drug Administration) aprovou o uso de GH nestas crianças em julho de 2001, e na Europa o CPMP (Committee for Proprietary Medicinal Products) aprovou em Junho de 2003.

Até mais.

Fonte: Latin American Consensus: Children Born Small for gestacional Age. Boguszewski et at. BMC Pediatrics 2011, 11:66.

Comentários