Porque desenvolvemos o DIABETES ? ...

O Diabetes ocorre por causa de uma série de razões, todas elas aumentam a concentração de açúcar no sangue, devido a deficiência do hormônio insulina ou uma combinação de deficiência e resistência a insulina em diversos tecidos do nosso corpo.
Quando comemos, a insulina é liberada para a circulação sanguínea, com a finalidade de " diminuir" a quantidade de açúcar no sangue, participando da incorporação das células ao açúcar para ser transformado em energia.
O desequilíbrio entre a insuficiência total ou parcial de insulina, associada ou não a resistência periférica dos tecidos a insulina, diferencia os diabetes tipo 1 e 2. Seja qual for o tipo, pode ser hereditário, ou agravados pelo "componente ambiental". A contribuição hereditária é mais ou menos constante ao longo da evolução humana em todas as sociedades, porém nos últimos 100 anos a contribuição ambiental tem sido responsável pelo aumento dramático dos casos de diabetes no mundo, como por exemplo: o ganho de peso, a falta de atividade física, e o uso de certos medicamentos. Por isso, a mudança no estilo de vida ( prática regular de atividade física e reeducação alimentar), são atores que podem mudar a severidade da doença.

Até mais.

Fonte: Livro 100 Questions and Answers About Diabetes. Michael Bryer-Ash. 2011.

Comentários