segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Novas recomendações de Injeções para diabéticos...


A técnica correta de aplicação da injeção de insulina é fundamental para um bom controle no paciente diabético.
As crianças, no início, podem se beneficiar de técnicas de distração (sem trapaças) ou brincar de medicar, por exemplo um bichinho de pelúcia. O uso de aplicadores pode também minimizar o stress ocorrido na hora em que antecede a aplicação, com agulhas menores, a criança tende a ter menos medo da dor que virá com a agulha.
Nos adolescentes, há uma grande tendência a "pular" injeções, frequentemente devido ao esquecimento, ou muitas vezes a pressão dos "amigos", rebelião, dor ou até associação com ganho de peso. A flexibilidade nas aplicações em finais de semana e feriados ajuda na maior aderência ao tratamento em alguns casos.
A mudança nos locais de aplicação é de fundamental importância devido a prevenção da formação de lipodistrofias, inflamações, edemas ou infecções.
Lembrar que a duração do REFIL ou do FRASCO de insulina depois de aberto é de 1 mês, devendo checar se está dentro do prazo de validade.
Quando aplicar a insulina na "gordura", espere pelo menos 10 segundos para se retirar a agulha para que não forme vácuo e retorne insulina aplicada na pele.
Há diferença na aplicação da insulina na gordura ou no músculo, sendo este último de mais rápida absorção, podendo ocasionar, em certos casos, hipoglicemias.
O melhor local de aplicação das insulinas rápidas e ultra-rápidas é o ABDÔMEN.
Agulhas maiores podem acabar fazendo com que a insulina seja aplicada no músculo e fazendo com que haja maior risco de hipoglicemia, pela absorção mais rápida. A pele da criança é levemente menor do que do adulto, e vai aumentando gradativamente. Tanto em meninas quanto em meninos o tecido celular subcutâneo é igual, porém após a puberdade o da menina ficará maior.
É recomendado que crianças e adolescentes usem agulhas de calibre 4 , 5 ou 6 mm. Em crianças que tenham apenas disponível agulhas de 8mm, a aplicação deverá ser feita em 45 graus em alguns casos.
Ao fazer a "pega" da gordura e pele tomar cuidado para não exagerar pois com certeza haverá músculo junto.
Leiam neste blog os locais corretos de aplicação de insulina.

Até mais.

Fonte: A. Frid, et cols New injection recommendations for patients with diabetes Diabetes & Metabolism, vol. 36 September 2010.


LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...