Narcolepsia...

NARCOLEPSIA é um distúrbio do sono. Acontece um sono irresistível durante o dia mesmo tendo dormido bem durante a noite. Alguma situações de sono podem ocorrer em lugares inusitados como em pé dentro do metro, durante uma consulta médica, dirigindo automóveis...
Matéria abaixo foi relatada na OMS:
A vacina contra H1N1 pode causar narcolepsia em criança de acordo com a Organização mundial de Saúde.

Desde agosto de 2010, seguindo a disseminação de uso da vacina1 contra influenza (H1N1) em 2009, casos de narcolepsia, principalmente em crianças e adolescentes, foram reportados por pelo menos 12 países. Os casos foram mais frequentes na Suécia, Finlândia e Islândia.
A narcolepsia é uma condição neurológica rara que leva a pessoa a ter ataques de sono repentinos, a qualquer momento, e que podem acontecer em situações inusitadas. Há uma sonolência excessiva durante o dia, mesmo quando a pessoa dormiu bem à noite. Fatores genéticos estão envolvidos no seu aparecimento.
Segundo conclusões do The National Institute for Health and Welfare, da Finlândia, nas crianças e adolescentes de quatro a dezenove anos que receberam a vacina1 contra o H1N1, o risco de narcolepsia foi grande, entre 2009 e 2010, comparadas àquelas não vacinadas. A única vacina1 usada neste país foi a Pandemrix fabricada pela GlaxoSmithKline.
O The National Institute, na Finlândia, considera provável que a Pandemrix seja um dos fatores que esteja contribuindo para este aumento nos casos de narcolepsia e acredita que novos estudos são necessários para determinar outros cofatores que possam estar colaborando para o aumento do risco. O mais provável é que a vacina1 Pandemrix aumente o risco da doença naquelas pessoas geneticamente predispostas junto com algum outro, ainda desconhecido, fator genético e/ou ambiental.
O WHO's Global Advisory Committee on Vaccine Safety (GACVS) analisou os dados e continuará a acompanhar a situação de perto, disponibilizando atualizações sobre as informações obtidas.

Até mais.


Fonte:
World Health Organization (WHO) e National Institute for Health and Welfare

Comentários