Nova pílula contra obesidade...


Cientistas italianos descobriram o segredo para criar um remédio contra a obesidade sem efeitos colaterais. Tal remédio agiria sobre o metabolismo e não sobre a psique, e funcionaria como os inibidores de apetite de velha geração, retirados do mercado justamente por serem perigosos para a psique, mas seria isento dos efeitos adversos destes últimos.

Os especialistas coordenados por Uberto Pagotto, endocrinologista da Universidade de Bolonha, descobriram nos ratos de laboratório que desligando os receptores dos canabinóides CB1 - alvo dos inibidores do apetite como o Rimonabant, retirado do mercado em 2008 por Aifa e Emea - só nos órgãos periféricos (músculos, pâncreas, etc.), mas não no cérebro, o emagrecimento ocorre, mas sem efeitos colaterais (o remédio Rimonabant, por exemplo, triplicava o risco de distúrbios depressivos e ansiedade, além de aumentar o risco de suicídio).

A pesquisa foi publicada na revista Cell metabolism.

Um remédio seletivo que não interfere nos receptores CB1 do cérebro poderia ser uma promessa segura contra a obesidade e patologias associadas (diabetes, por exemplo).

Fonte: The ability of the endocannabinoid system to control appetite, food intake and. In the hypothalamus, CB1 receptors and endocannabinoids are. Effects of the cannabinoid-1 receptor blocker rimonabant on weight.
Sociedade Brasileira de Diabetes.

Comentários