quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Sono x Obesidade...

POUCAS HORAS DE SONO É RUIM PARA ADOLECENTES, EM RELAÇÂO AO SEUS HÁBITOS ALIMENTARES

Adolescentes que dormem menos de oito horas por noite em dias de semana tendem a comer mais comidas e lanches gordurosos do que aqueles que dormem mais de oito horas, dizem pesquisadores americanos.

Eles disseram que dormir pouco pode resultar em mudanças crônicas na dieta que podem aumentar o risco de obesidade, especialmente em meninas.
Estudos prévios mostraram que pouco sono pode levar a ganho de peso, mas os novos achados mostram de onde vêm as calorias extras.
Os adolescentes que dormiram menos de oito horas em dias de semana consumiram 2,2% mais calorias de gorduras e 3,0% menos calorias de carboidratos do que adolescentes que dormiam oito horas ou mais.


"A demonstração de padrões de dieta cronicamente alterados em adolescentes com sono encurtado dá um insight no porquê de o sono encurtado ter sido associado com obesidade em estudos experimentais e observacionais prévios," disse a Dra. Susan Redline do Brigham and Women's Hospital e Beth Israel Deaconess Medical Center em Boston, cujo estudo foi publicado online na Sleep.

A Dra. Redline e colaboradores estudaram 240 adolescentes com idades entre 16 e 19 anos que faziam parte de um estudo sobre o sono. O sono deles era monitorado em casa através de uma pulseira e a ingestão de comida foi medida com entrevistas realizadas por um estafe treinado.
"O aumento relativo no consumo de gordura entre aqueles que dormem menos que 2,2% por dia cronicamente pode contribuir para aumentos cumulativos no consumo de energia que poderia aumentar o risco para obesidade e doença cardiovascular,” disse o Dr. Redline em uma declaração.


Mas o risco pode ser facilmente revertido.
O time encontrou que cada hora de sono adicionada diminuía as chances de ingestão de grandes quantidades de calorias de lanches em uma média de 21%.
Curiosamente, quando eles olharam sexo, eles encontraram que os resultados eram significantes em meninas, mas não em meninos.


Enquanto ainda não está claro o porquê, o time disse que pode ser que as adolescentes têm mais chances de se voltarem para a comida por razões emocionais, mas que precisa ser estudado.
Apenas 34% dos adolescentes no estudo dormiram por uma média de oito horas ou mais. De acordo com a American Academy of Sleep Medicine, adolescentes necessitam de ao menos 9 horas de sono para se sentirem alertas e descansadas.


Até mais.

Fonte: MedCenter.com

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...