sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Dengue... Vai começar tudo de novo...


Verão chegando, tempo quente, chuvas no final da tarde, clima propício para a DENGUE. Então deixarei um breve resumo sobre essa doença epidêmica do nosso país.
A dengue é uma doença infecciosa febril causada por um vírus da família FLAVIVIRIDAE e transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, quando este está presente no mosquito, portanto não são todos os mosquitos que estão infectados e que causarão a doença.
Existem 4 subtipos do vírus: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4.
Os sintomas são inespecíficos podendo ocorrer em outras doenças, mas deve-se suspeitar quando ocorre:
  • Febre.
  • Dor de cabeça.
  • Dor atrás dos olhos.
  • Dores articulares e musculares.
  • Enjoos, vômitos, dor abdominal.
  • Cansaço.
  • e alguns outros...
O diagnóstico é puramente CLÍNICO, deixando os exames de laboratório, principalmente o HEMOGRAMA para controle de gravidade e seguimento da doença. Salvo em alguns casos, nas primeiras horas da febre dificilmente veremos alterações nos exames, sendo mais frequentes após as primeiras 24horas da doença. As alterações significativas são: diminuição no número de plaquetas (plaquetopenia), aumento do hematócrito (hemoconcentração), e diminuição do número de leucócitos (leucopenia).
A sorologias IgG e IgM para Dengue são positivas principalmente após 7 dias da doença, sendo incomum sua positividade antes deste período. O antígeno NS1 é um bom marcador nos primeiros 3-4dias da doença, mas infelizmente não são todos os laboratórios que faz esse teste e na maioria das vezes os planos de saúde não autorizam sua coleta tendo que ser feito particularmente.

O tratamento é de suporte, devendo fazer REPOUSO, HIDRATAÇÃO, e usar ANALGÉSICOS (Dipirona ou Paracetamol) para tratamento das dores e febre.
É contra-indicado o uso de anti-inflamatórios e o AAS(ácido acetilsalicílico).
E lembre-se, você que infelizmente tem diagnóstico ou suspeita de ter contraído a dengue, tendo sido avaliado por seu médico, só saia de casa se for extremamente necessário, mesmo se sentindo muito bem pois como o vírus está em sua circulação, outros mosquitos que não são portadores do vírus podem usar seu sangue contaminado, após ser picado, para contaminar outras pessoas.
Até mais.




LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...