domingo, 26 de setembro de 2010

Refrigerantes adocicados...

Refrigerantes adocicados artificialmente podem aumentar risco de parto prematuro, segundo estudo do AJCN
Estudo prospectivo de coorte1, realizado com 59.334 grávidas dinamarquesas, avaliou a relação entre o consumo de refrigerantes artificialmente adocicados e o risco de partos prematuros. O estudo foi publicado no The American Journal of Clinical Nutrition (AJCN) e mostrou que o consumo diário destes refrigerantes aumenta o risco de parto prematuro.
Refrigerantes adocicados com açúcar2 já foram associados a vários efeitos adversos à saúde, principalmente ao ganho de peso exagerado. Os refrigerantes adocicados artificialmente (com adoçantes) são vistos como uma alternativa de consumo. Entretanto, a segurança do uso destes refrigerantes por mulheres grávidas ainda foi pouco estudado.
Pesquisadores da Dinamarca conduziram um estudo prospectivo de coorte1 em que analisaram 59.334 grávidas do Danish National Birth Cohort, a ingestão de refrigerantes durante a gravidez3 e associaram este consumo ao risco de parto prematuro (antes de 37 semanas de gestação).
Nos resultados, foi observada uma relação de grande aumento no risco de partos prematuros e o consumo de refrigerantes adocicados artificialmente, tanto em mulheres com peso normal, quanto naquelas acima do peso. Não foram observadas alterações no risco de parto prematuro quando refrigerantes adocicados com açúcar2 eram consumidos. O ganho de peso nestes casos não foi objetivo do estudo.
Para mais esclarecimentos, novos estudos nesta área precisam ser realizados, de acordo com o grupo de cientistas.
Até mais.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...