Puberdade Precoce...

O que é puberdade? A melhor resposta é o início do desenvolvimento dos caracteres sexuais secundários tanto nas meninas quanto nos meninos. Por definição, existe um idade padrão em ambos os sexos que define se o desenvolvimento está surgindo na idade correta.
A precocidade sexual nos meninos ocorre quando surge esses caracteres (pêlos ou aumento dos testículos ou pênis) antes dos 9 anos e na menina, quando surge pêlos ou as mamas antes dos 8 anos. É observado que há variações de acordo com a etnia e a raça, mas de uma forma geral são esses parâmetros que são usados na prática clínica.
Podemos classificar a puberdade precoce em central ( quando ocorre prematuramente ativação do eixo hipotálamo-hipófise-gonadal, e periférica, quando ocorre secreção ectópica de gonadotrofinas nos meninos, ou secreção autônoma de esteróides sexuais em indivíduos de ambos os sexos.
Possíveis causas:
  • PUBERDADE PRECOCE CENTRAL:
  1. Constitucional.
  2. Idiopática.
  3. Distúrbios do sistema nervoso central.
  4. depois da exposição aos andrógenos.
  • PUBERDADE PRECOCE PERIFÉRICA:
A) Masculina:
  1. Tumores secretores de gonadrotrofina.
  2. Produção excessiva de andrógenos.
  3. Maturação prematura das células de Leydig e das células germinativas.
B) Feminina:
  1. Cistos ovarianos.
  2. Neoplasias secretoras de estrógenos.
  3. Hipotireoidismo grave.
C) Ambos os sexos:
  1. Síndrome de McCune-Albright.
  • VARIAÇÕES DO DESENVOLVIMENTO PÚBERE:
  1. Telarca prematura.
  2. Menarca prematura.
  3. Pubarca prematura.
  4. Ginecomastia do adolescente.
Os pais que vêm ao meu consultório preocupados por seus filhos estarem se desenvolvendo mais cedo, deveram ser informados dos riscos que trazem o desenvolvimento mais cedo. Não só as causas mas também as suas conseqüências: tanto por parte psicológica (onde a criança se sente diferente das outras da mesma idade), quanto também do crescimento, onde há uma aceleração prematura do estirão puberal porém há uma parada de crescimento precoce, traduzindo "a criança é grande na infância e pequena quando adulta".
Por isso senhores pais se estiver ocorrendo isso com seus filhos não retardem a procura por um especialista.
Até mais.

Comentários

  1. oi dr.Gustavo é a mãe do Guilherme toda vez eu estou lendo seu blog e acho mto interessante os assuntos aq relatados pois tem mtos tipos de doenças q não conhecemos e atravez do seu blog além de conhecermos também podemos tirar dúvidas o que eu mais leio é sobre diabete e a alimentação , o Gui está mandadando um abraço , obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Ana. Que bom que estejam gostando do blog. Procuro deixar aqui mais uma comunicação e orientações a todos. Querendo saber algo mais, utilize o CHAT para perguntar alguma coisa ou comente nas reportagens. Abraço.

    ResponderExcluir

Postar um comentário