O LH >0,2 Ui/L, pode ser considerado um valor puberal em ensaios ultrassensíveis , ICMA com sensibilidade de 0,01ui/L ou ECLIA com sensibilidade de 0,1ui/L.
Em um cenário de puberdade clinicamente progressiva, as concentrações de LH abaixo da faixa puberal não excluem a Puberdade Precoce (PP), sugerindo a necessidade de testes de estimulação com GnRH ou GnRHa.
Achados na USG pélvico não são critérios para PP. No entanto, os aumentos uterinos e ovarianos são consistentes com a PP, porque o crescimento uterino reflete a estimulação com estrogênio, enquanto a estimulação com gonadotrofinas é necessária para o crescimento dos ovários. Comprimentos uterinos >3,5-4cm e volume ovarianos >2mL são consistentes de puberdade.
Na Europa e Asia a dose preconizada de Leuprorrelina é de 3,75mg a cada 28 dias. A dosagem com base no peso não é recomendada para as formas de depósito de acetato de leuprolide.
Concentrações de LH não estimuladas acima da faixa pré-puberal não indicam falta de supressão. As evidências clínicas de eficácia inclui uma velocidade de crescimento mais lenta, regressão ou falta de progressão dos sinais clínicos da puberdade e aumento da altura prevista para adulto.
A falha no tratamento pode ser confirmada observando a evolução clínica ou LH estimulado por GnRHa >4ui/L.
Após o termino do tratamento, a menstruação poderá ocorrer em meses ou mais de 2 anos após a interrupção do tratamento e não tem uma melhor idade para interromper o tratamento.
O sangramento de abstinência devido a queda nas concentrações de estrogênio pode ocorrer após o início do tratamento com GnRHa em meninas com revestimento endometrial significativo. A ocorrência após 2 meses de tratamento sugere que a supressão de gonadotrofinas não foi alcançada ou é devida a outra etiologia.
Até mais.
Fonte: Use of Gonadotropin-Releasing Hormone Analogs in Children: Update by an International Consortium
Bangalore Krishna K. · Fuqua J.S. · Rogol A.D. · Klein K.O. · Popovic J. · Houk C.P. · Charmandari E. · Lee P.A.
Horm Res Paediatr 2019;91:357–372 (DOI:10.1159/000501336)
Comentários
Postar um comentário