Estudo publicado pelo JAMA sugere que o consumo de bebidas açucaradas, incluindo sucos de frutas, está associado à mortalidade em adultos dos EUA...

O consumo de bebidas açucaradas (ou seja, bebidas adoçadas com açúcar e sucos de frutas) está associado a um aumento do risco de mortalidade? Pesquisas já relacionaram o consumo de bebidas adoçadas com açúcar (SSBs - sugar-sweetened beverages em inglês) com o risco de doença cardíaca coronária (DCC), mas o papel do suco de frutas nutricionalmente similar e a associação dessas bebidas com o risco de mortalidade é desconhecido.
Esta pesquisa, publicada online pelo periódico JAMA, buscou avaliar a associação de SSBs e sucos 100% de frutas, isoladamente e em combinação (bebidas açucaradas), com a mortalidade.
O estudo de coorte é uma análise secundária de dados obtidos de 30.183 participantes no estudo “Reasons for Geographic and Racial Differences in Stroke" (REGARDS). O estudo REGARDS foi projetado para examinar os modificadores do risco de AVC. A inscrição de participantes ocorreu de fevereiro de 2003 a outubro de 2007, com acompanhamento a cada 6 meses até 2013. No geral, 30.183 adultos negros e brancos não hispânicos com 45 anos ou mais foram inscritos no estudo REGARDS.
Aqueles com DCC conhecida, acidente vascular cerebral ou diabetes no início do estudo (12.253 [40,6%]) e aqueles com falta de dados dietéticos (4.490 [14,9%]) foram excluídos do estudo atual, resultando em um tamanho de amostra de 13.440. Os dados foram analisados de novembro de 2017 a dezembro de 2018.
O consumo de bebida adoçada com açúcar e de suco 100% de frutas foi estimado usando um questionário de frequência alimentar validado e examinado usando categorias de consumo que se alinham com os limites recomendados para a ingestão de açúcar como porcentagem da energia total .
No geral, 13.440 participantes tinham uma idade média (DP) de 63,6 (9,1) anos no início do estudo, 7.972 (59,3%) eram homens, 9.266 (68,9%) eram brancos não-hispânicos e 9.482 (70,8%) tinham sobrepeso ou obesidade. Houve 1.000 mortes por todas as causas e 168 mortes relacionadas à DCC durante o acompanhamento (média [DP] de acompanhamento, 6,0 [1,8] anos).
HRs de mortalidade por todas as causas ajustadas ao risco foram de 1,11 (IC 95%, 1,03-1,19) para cada 12 oz adicionais de bebida açucarada consumidos e 1,24 (IC 95%, 1,09-1,42) para cada 12 oz adicionais de suco de fruta consumidos. Em modelos ajustados ao risco, não houve associação significativa entre o consumo de bebidas açucaradas e a mortalidade por doença cardíaca coronariana.
O estudo concluiu que cada dose adicional de 12 oz/dia, tanto de bebidas açucaradas, como de suco de frutas, foi associada a um risco de mortalidade por todas as causas 11% e 24% maiores, respectivamente. Esses achados sugerem que o consumo de bebidas açucaradas, incluindo sucos de frutas, está associado à mortalidade por todas as causas. Estudos robustos e de longo prazo são necessários para informar a associação do consumo destas bebidas com o risco de mortalidade por DCC.

Até mais. 

Fonte: NEWS.MED.BR, 2019. Estudo publicado pelo JAMA sugere que o consumo de bebidas açucaradas, incluindo sucos de frutas, está associado à mortalidade em adultos dos EUA. Disponível em: . Acesso em: 5 jun. 2019.

Comentários

  1. Prezado Dr.

    Imagine um livro de sua autoria abordando assunto de sua especialidade
    sem se preocupar com elaboração do conteúdo.
    Assim poderá compartilhar o conhecimento da melhor forma,
    sendo também ferramenta para fidelizar e gerar novos pacientes,
    entre outros benefícios.
    Sou escritor por encomenda e editor com 38 anos de experiência e
    posso desenvolver o trabalho no local ou a distância
    com agilidade e custo bem razoável, inclusive texto para blog.
    Para ver exemplos de livros que escrevi, inclusive na área médica,
    solicite pelo Zap 19 99217-7849
    Para conhecer o meu histórico profissional, acesse este link www.recantodasletras.com.br/autores/oscarsilbiger
    Estou à disposição para maiores esclarecimentos.
    Obrigado e até breve!
    Oscar Silbiger

    ResponderExcluir

Postar um comentário