Varicocele isolada à direita: é necessário prosseguir com a investigação?...

Resultado de imagem para varicocele
1. Varicocele isolada à direita: é necessário prosseguir com a investigação?
A varicocele se caracteriza por um conjunto de veias dilatadas e serpiginosas originárias do plexo pampiniforme, com incidência de 15% a 20% entre adolescentes e homens jovens, chegando a 42% em idosos. Podem ser unilaterais (mais comumente à esquerda) ou bilaterais.
Varicoceles unilaterais à esquerda são comuns e consideradas benignas. No entanto, quando unilaterais à direita, estão supostamente associadas a um processo patológico, como por exemplo, lesão maligna envolvendo o retroperitônio, para a qual exames de imagem adicionais são frequentemente solicitados.
O objetivo deste estudo foi testar a hipótese de que essa correlação entre varicocele e malignidade unilateral à direita pode ser mais fraca do que o que é sugerido, particularmente na ausência de outros sinais clínicos de malignidade.
Neste artigo, publicado em abril deste ano no periódico American Journal of Roentgenology (AJR), foram revisados os prontuários médicos, as imagens e os relatórios clínicos e cirúrgicos de todos os pacientes com diagnóstico de varicocele à direita, a fim de avaliar as possíveis causas não malignas ou malignas.
Noventa e seis pacientes com varicocele unilateral à direita diagnosticada por meio de ultrassonografia foram identificados. Vinte e nove (30,2%) pacientes foram excluídos devido a fatores de confusão (infecção, massa testicular, cirurgia testicular). Entre os outros 67 que restaram, 55 apresentavam informações de acompanhamento, dos quais 39 com imagens transversais.
A varicocele do lado direito foi atribuída a causas não malignas em 16 dos 55 indivíduos (29,1%) e à malignidade em dois indivíduos: um com doença metastática com sítio primário indeterminado e outro com massas hepáticas confluentes. Ambos os pacientes apresentaram outros sinais de malignidade e representaram apenas 3,6% da coorte que foi submetida a acompanhamento.
Os autores concluíram que a maioria dos pacientes com varicocele unilateral à direita pode não se beneficiar de acompanhamento por imagem, uma vez que a associação com achados patológicos clinicamente relevantes pode não ser tão forte quanto se imaginava. Os resultados sugerem que a maioria dos pacientes com um processo neoplásico apresentaria outros sinais ou sintomas de malignidade que motivariam a investigação adicional, independentemente da varicocele.
Até mais.
Fonte: Gleason, A., Bishop, K., Xi, Y., & Fetzer, D. (2019). Isolated Right-Sided Varicocele: Is Further Workup Necessary?American Journal Of Roentgenology212(4), 802-807. doi: 10.2214/ajr.18.20077

Comentários