Metformina na prevenção do diabetes: identificação dos subgrupos que mais se beneficiaram no Diabetes Prevention Program e no Diabetes Prevention Program Outcomes Study...
Em trabalho publicado pelo Diabetes Care foram examinados os efeitos da metformina na prevenção do diabetes e os subgrupos que mais se beneficiaram ao longo de 15 anos no Diabetes Prevention Program (DPP) e no Diabetes Prevention Program Outcomes Study (DPPOS).
Durante o DPP (1996-2001), adultos com alto risco de desenvolver diabetes foram aleatoriamente designados para receber placebo mascarado (n=1.082) ou metformina 850 mg duas vezes ao dia (n=1.073). Os participantes originalmente designados para a metformina continuaram a receber metformina, desmascarada, no DPPOS (2002-até os dias atuais).
A determinação do desenvolvimento de diabetes foi baseada nos níveis de glicose em jejum ou 2 horas após um teste oral de tolerância à glicose ou na HbA1c. Redução na incidência de diabetes com metformina foi comparada com placebo em subgrupos por razão de risco (HR) e diferenças de taxas (RDs).
Durante 15 anos de acompanhamento pós-randomização, a metformina reduziu a incidência (por HR) de diabetes em comparação ao placebo em 17% ou 36% com base nos níveis de glicemia de jejum ou HbA1c, respectivamente.
O efeito da metformina no desenvolvimento de diabetes definido pela glicemia de jejum foi maior para mulheres com história de diabetes mellitus gestacional (DMG) anterior (HR 0,59; RD -4,57 casos/100 pessoas-ano) em comparação com mulheres sem DMG (HR 0,94; RD −0,38 casos/100 pessoas-ano [interação P=0,03 para HR, P=0,01 para RD]).
A metformina também teve maiores efeitos, pela HR e RD, em níveis basais mais elevados de glicemia de jejum. Com o desenvolvimento de diabetes1 baseado na HbA1c, a metformina foi mais eficaz em indivíduos com HbA1c5 basal mais elevada por RD, com metformina2 RD −1,03 casos/100 pessoas-ano com HbA1c basal <6 .0="" 6="" casos="" com="" e="" font="" mmol="" mol="" pessoas-anos="">6>
A metformina reduz o desenvolvimento de diabetes em 15 anos. Os subconjuntos que mais se beneficiaram foram indivíduos com glicemia de jejum basal alta ou HbA1c alta e mulheres com história prévia de diabetes mellitus gestacional.
Até mais.
Fonte: NEWS.MED.BR, 2019. Metformina na prevenção do diabetes: identificação dos subgrupos que mais se beneficiaram no Diabetes Prevention Program e no Diabetes Prevention Program Outcomes Study. Disponível em: . Acesso em: 12 abr. 2019.
Comentários
Postar um comentário