A campanha preventiva contra a febre amarela, realizada em 54 cidades paulistas desde 25 de janeiro, foi responsável pela imunização de 119.805 mil pessoas em Santos até esta sexta-feira (2). A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou a vacinação em 22 policlínicas e também em diversos postos volantes em espaços públicos, hipermercados e corporações policiais. A aplicação de doses da vacina continuará de segunda a sexta, das 9h às 16h, nas mesmas 22 unidades.
A meta da SMS é vacinar até 320 mil pessoas na Cidade, levando em conta as restrições da dose para alguns públicos (gestantes, crianças de 9 meses a 2 anos, pacientes com baixa imunidade, entre outros) e o número de vacinados nos últimos anos. Seguindo este critério, foram imunizados 37% do total previsto. Incluindo o período anterior à campanha, desde o início de janeiro, a Cidade vacinou quase 127.443 pessoas em 2018.
Pesquisa do Departamento de Vigilância em Saúde (Devig) de Santos, com base nos dados do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização, aponta que somente no ano de 1999 – quando houve outra campanha maciça na região - foram aplicadas 269.993 doses contra a febre amarela em Santos. De 1999 até 2017, a totalização é de mais de 350 mil doses aplicadas no Município.
“Levando em conta estes números, grande parte da população santista já está imunizada contra a doença. Mas continuaremos vacinando aqueles que ainda não estão cobertos nas unidades de saúde enquanto durarem os estoques de doses”, explica o secretário municipal de Saúde, Fábio Ferraz.
Até mais.
Fonte: Prefeitura de Santos
Comentários
Postar um comentário