Estudo publicado no Journal of Clinical Research in Pediatric Endocrinology, em 2013 Month: 6 Volume: 5 Issue 2
Os níveis de cortisol da manhã são freqüentemente usados como testes de triagem para insuficiência adrenal em crianças e adultos. Relatórios divergem sobre a especificidade desta medida. O presente estudo foi realizado para determinar se o status sexo ou estágio puberal afeta os valores de cortisol matutino.
Foram medidos os níveis de cortisol pela manhã e realizado teste de estimulação do hormônio adrenocorticotrófico de baixa dose em 35 indivíduos do sexo masculino e feminino saudáveis (idades 6-34), variando em estágio Tanner (TS) de 1 a 5. O teste foi iniciado às 08:00, após uma noite de jejum. Cortisol sérico matinal total, o cortisol livre, globulina de ligação ao cortisol, estradiol (meninos e meninas) e testosterona (masculino) foram obtidos.
Resultados: total de manhã e os níveis de cortisol livre foram significativamente maiores em 5 participantes TS que em crianças pré-púberes.Usando um cortisol pela manhã de 248 nmol / L para definir um valor normal, 19/21 (90%) de 5 indivíduos saudáveis TS exibem valores normais. Em contraste, 0/8 TS 1 indivíduos saudáveis apresentaram um valor superior a 248 nmol / L (p = 0,0005). Observamos, também, as diferenças de sexo nos níveis de cortisol pela manhã em puberal, mas não em indivíduos pré-púberes. Observamos diferenças sexuais nos níveis de cortisol pela manhã em indivíduos TS 5.
Conclusões:medições de cortisol da manhã pode ser mais útil como triagem testes de função adrenal em adultos do que em crianças. TS e sexo pode ser considerado na decisão de screening para insuficiência adrenal usando cortisol pela manhã ou se proceder diretamente ao teste de estimulação.
Até mais.
Comentários
Postar um comentário