O primeiro paciente foi diagnosticada pela triagem neonatal (hormônio estimulante da tiróide [TSH] = 169 μIU / mL) e tratado com 50 mg de levotiroxina desde 6 dias de idade, enquanto, simultaneamente, a partir de fórmula de soja. Às 3 semanas de idade, foi clinicamente e bioquimicamente considerado hipotireoidismo (tiroxina = 4,0 mg / dL, TSH = 216 μIU / mL). Paramos sua fórmula de soja e diminuição da sua dose de levotiroxina. Três semanas mais tarde sinais de hipotireoidismo foram resolvendo e, por 10 semanas de idade, ela estava clinicamente e bioquimicamente eutireóideo. Outro paciente foi diagnosticado por triagem neonatal, recebeu levotiroxina, e estava bem. Ela enão veio em consultas para nós por 2 anos. Durante este intervalo, ela começou a consumir o leite de soja e tornou-se profundamente hipotireoidiana (tiroxina livre <0 112="112" a="a" aumentado="aumentado" cuidados="cuidados" de="de" dia.="dia." dico="dico" dl="dl" dose="dose" embora="embora" font="font" levotiroxina="levotiroxina" m="m" ml="ml" ng="ng" o="o" para="para" prim="prim" rios="rios" tinham="tinham" tsh="248" ug="ug">0>
Ela foi transferida para ingestão de leite de vaca, e sua função tireoidiana lentamente normalizada com a diminuição de doses de levotiroxina.
Esses dois pacientes reforçam a importância de se lembrar que os produtos de soja interferem com a absorção de levotiroxina e pode colocar em risco lactentes e crianças jovens com hipotireoidismo congênito, que estão em risco de atraso de desenvolvimento e crescimento.
Até mais.
Fonte: Unawareness of the Effects of Soy Intake on the Management of Congenital Hypothyroidism
Comentários
Postar um comentário