É cada vez mais frequente crianças e adolescentes com diagnóstico confirmado de hipotireoidismo (diminuição da produção ou ação dos hormônios tireoidianos). A 2 entidades que devemos classificar de acordo com seu aparecimento: o CONGÊNITO, geralmente diagnosticado no teste do pezinho, em que a criança já nasce com o hipotireoisimo, e o ADQUIRIDO, que como a própria palavra diz, é adquirido em qualquer época da vida.
Quais os sintomas do hipotireoismo congênito:
- sonolência.
- constipação.
- icterícia prolongada.
- hérnia umbilical.
- apatia.
- dificuldade na amamentação.
- hipotonia.
- ganho de peso inadequado
- atraso na idade óssea.
Quais os sintomas do hipotireoidismo adquirido:
- metabolismo basal diminuído.
- diminuição dos batimentos cardíacos.
- diminuição da velocidade de cresciemnto.
- lentidão nos reflexos.
- diminuição do aprendizado.
- constipação intestinal.
- pele seca e cabelos quebradiços.
- surdez.
- dores musculares e articulares.
- macroglossia (aumento da língua).
- intolerância ao frio.
- cãibras frequentes.
- depressão.
- retardo na erupção dentária.
- retardo no desenvolvimento sexual.
Esses são alguns dos sinais e sintomas que podem cursar com hipotireoidismo. Não é obrigatório ter todo esse quadro, do mesmo jeito que não é específico da doença, ter esses sintomas. Por isso na suspeita, procure o especialista para maiores orientações e diagnóstico correto do problema.
Quer saber mais? Então comentem...
Até mais...
Bom dia, tenho 30 anos e há uns 03 descobri q tenho hipotiroidismo, engordei 30 quilos na gravidez, minha filha está com 09 anos, mais só descobri a 03 anos atrás, não como muito e mesmo assim engordo muito, já emagreci bastante tomando fórmulas, mais quando paro volta o dobro. Tomo purant t4 de 100, mais sinto q ñ está nada regulado, minha menstruação já veio 02 vezes esse mês, preciso mto de ajuda...
ResponderExcluirBom dia, Beatriz. Se você faz exames regulares de tireóide, tomando a medicação regularmente e no tempo certo, e mesmo assim seus exames são normais, com certeza seu problema não é sua tireóide, pois a partir do momento em que faz a reposição e normaliza seus exames, a tireóide "volta" ao normal. Sugiro que procure seu Endocrinologista e seu Ginecologista para nova investigação. E muito cuidado com "fórmulas para emagrecer"...
ResponderExcluirAté mais.
Boa tarde, Dr. eu gostaria de saber se o sr. me recomenda algum endocrinologista bom, pq até hj ñ encontrei nenhum bom mesmo, só querem me passar formulas para emagrecer e não está adiantando de nada, meu plano é unimed de santos, estou mto desesperada de verdade, o último exame q eu fiz apareceu um nódulo mais é benigno, mais não voltei mais no médico pq ele só queria me passar formulas e pronto, falou pra continuar tomando o purant4 e a fórmula de emagrecer, não quis nem mandar fazer a formula...Por favor preciso mto de sua ajuda...Ah apareceu o nome da minha filha Beatriz mais meu nome é Rejane. Obrigada e desculpe pertubar
ResponderExcluirBoa tarde, Rejane.Infelizmente, não conheço pessoalmente nenhum aqui em Santos para te recomendar...
ResponderExcluirboa tarde Dr.o meu filho tem 16 anos e de repente pude notar um aumento (bocio) na glandula do pescoço.além do ultrassom , quais os exames que devem ser feitos para confirmar ou não o hipotireoidismo,uma vez que o medico que atendeu no PSF não recomendou outros? meu filho já apresenta os seguintes sintomas:fraqueza, cansaço, indisposição e dificuldade de concentração, nervosismo e as vezes fica um pouco depressivo.
ResponderExcluirBoa tarde, enavlis, o Ultrassom é importantíssimo, mas os exames laboratoriais também, para uma melhor avaliação se é ou não hipotireoidismo, deve-se fazer no mínimo TSH e T4 livre sanguíneos.
ResponderExcluirHá alguns meses estou tomando metformina 850 duas vezes por dia pq minha curva glicemica deu um pouco alterada e essa semana descobri que estou com hipotiroidismo. A metformina tem alguma relaçao com a tireoide??? Ela pode alterar os exames de TSH e T4???
ResponderExcluirgrata