introdução precoce de alimentos sólidos pode ajudar a melhorar o sono infantil...

A Organização Mundial de Saúde recomenda a amamentação exclusiva por 6 meses. No entanto, 75% das mães britânicas apresentam alimentos sólidos a seus bebês antes dos 5 meses de idade e 26% relatam a vigília da criança à noite como fator que influencia nesta decisão.
O estudo The Enquiring About Tolerance foi um ensaio clínico randomizado de base populacional, realizado de 15 de janeiro de 2008 a 31 de agosto de 2015, que incluiu 1.303 bebês de 3 meses de idade amamentados exclusivamente ao seio na Inglaterra e no País de Gales. As consultas clínicas foram realizadas no St. Thomas' Hospital, em Londres, na Inglaterra, e o estudo avaliou a introdução precoce de sólidos na dieta infantil a partir dos 3 meses de idade com o objetivo de determinar se este fator influencia o sono infantil.
O grupo de introdução precoce (EIG) continuou a amamentar enquanto foram introduzidos alimentos não alergênicos e, em seguida, seis alimentos alergênicos. O grupo de introdução padrão (SIG) seguiu as diretrizes britânicas de alimentação infantil (isto é, amamentação exclusiva até por volta dos 6 meses e com orientação para evitar qualquer consumo alimentar durante este período).
O questionário padronizado de sono infantil, conhecido como Brief Infant Sleep Questionnaire, foi utilizado nas análises. Dos 1.303 bebês que foram incluídos no estudo Enquiring About Tolerance, 1.225 participantes (94%) completaram o questionário final de 3 anos (618 SIG [95%] e 607 EIG [93%]). A randomização foi eficaz e não houve diferenças significativas entre os dois grupos.
Após a introdução precoce de sólidos, os bebês do EIG dormiram significativamente mais e acordaram com menos frequência do que os bebês do SIG. As diferenças entre os dois grupos atingiram o pico aos 6 meses de idade. Nesse ponto, na análise por intenção de tratamento, os bebês do EIG dormiram por 16,6 minutos a mais (IC 95% 7,8 a 25,4) por noite e a frequência de despertar noturno diminuiu de 2,01 para 1,74 por noite. Clinicamente mais importante, os problemas de sono muito graves, significativamente associados à qualidade de vida materna, foram relatados com mais frequência no SIG do que no EIG (odds ratio 1,8; IC 95% 1,22 a 2,61).
Concluiu-se que, neste ensaio clínico randomizado, a introdução precoce de sólidos na dieta do lactente foi associada a uma maior duração do sono, despertares noturnos menos frequentes e a uma redução nos problemas muito graves relacionados ao sono.

Até mais.

Fonte: News.med.br, JAMA

Comentários