Obesidade é risco para doença cardiovascular...

A obesidade continua a ser um fator de risco de doenças cardiovascular mesmo entre as pessoas que são “metabolicamente saudáveis”, sugerem novos dados do estudo norte-americano Nurses' Health Study.
Nathalie Eckel, doutoranda do German Institute of Human Nutrition, Potsdam-Rehbruecke, em Nuthetal (Alemanha), e colaboradores, descreveram as descobertas em um artigo publicado on-line em 30 de maio no periódico The Lancet Diabetes & Endocrinology
A análise, feita com 90.257 mulheres acompanhadas durante uma mediana de 24 anos, revelou que as mulheres metabolicamente saudáveis – isto é, sem diabetes, hipertensão arterial ou hipercolesterolemia ao início do estudo – tiveram um risco significativamente menor de doença cardiovascular (DCV) do que as mulheres com essas doenças, independentemente do índice de massa corporal (IMC).
No entanto, mesmo entre aquelas que eram metabolicamente saudáveis, as mulheres com sobrepeso ou obesidade tiveram maior risco de doença cardiovascular do que as mulheres com peso normal.
Além disso, independentemente do IMC, a maioria das mulheres que não tinha doença metabólica no início do estudo não permaneceu assim ao longo do tempo, e a transição para a doença metabólica foi associada a maior risco cardiovascular.
“Estes achados sugerem que as pessoas sem doença metabólica podem se beneficiar do controle comportamental e medicamentoso precoce direcionado à prevenção da progressão para doença metabólica (por exemplo, melhorando a alimentação em geral e aumentando a atividade física)”, escreveram Nathalie e colaboradores.
Até mais.
Fonte: Mais dúvidas sobre a obesidade “metabolicamente saudável” - Medscape - 12 de junho de 2018.

Comentários