Antipsicóticos podem alterar função tireoidiana...

Pacientes com transtornos mentais graves têm maior probabilidade de apresentar disfunção tireoidiana, que pode em parte ser associada ao uso de antipsicóticos comumente prescritos, sugere nova pesquisa.
Um estudo de 2.300 participantes mostrou que aqueles com transtornos mentais graves tinham o triplo de probabilidade de apresentar hipotireoidismo e o dobro de probabilidade de apresentar hipertireoidismo quando comparados a indivíduos saudáveis como controle.
Além disso, os achados indicam que o uso de antipsicóticos, principalmente olanzapina e quetiapina, foi associado a níveis séricos de tireoxina livre (fT4) significativamente mais baixos.
De acordo com os pesquisadores liderados por Trude Seselie Jahr Iversen, da University of Oslo e do Oslo University Hospital (Noruega), os achados indicam uma prevalência considerável de disfunção tireoidiana não detectada na população de pacientes, e que o "uso de antipsicóticos comumente prescritos pode contribuir para o baixo nível de fT4 observado nestes pacientes."
Os achados, diz Trude, requerem "atenção renovada em relação ao papel da função tireoidiana no transtorno mental grave e à associação dele às drogas antipsicóticas."
Os achados foram apresentados no Schizophrenia International Research Society (SIRS) 2018 Biennial Meeting.

É necessário testar a função tireoidiana?

Apesar da função do eixo hipotalâmico-pituitário-tireoidiano ser associada a transtornos mentais graves e, por sua vez, ser afetada pelo tratamento clínico, a associação entre o uso de drogas antipsicóticas e a função tireoidiana não havia ainda sido analisada sistematicamente.
Os pesquisadores estudaram 1.345 pacientes com esquizofrenia ou transtornos do espectro bipolar e 989 controles saudáveis de um estudo de indivíduos com idades entre 18 e 65 anos morando em Oslo e arredores.
Todos os pacientes foram submetidos a análise diagnóstica, rastreamento somático e avaliação de medicações usadas. Níveis plasmáticos de fT4 e hormônio tireoestimulante (TSH) foram medidos tanto nos pacientes quanto nos controles. Isto levou à exclusão de 28 indivíduos com transtornos tireoidianos já conhecidos.
Apesar da proporção de mulheres tanto no grupo de pacientes quanto no grupo controle ter sido semelhante (47%), os pacientes foram significativamente mais jovens no grupo controle, com uma mediana de idade de 29,0 vs. 33,0 anos.
Ajustando para o status paciente/controle, idade, sexo e uso de outros agentes psicofarmacológicos, o grupo observou que pacientes apresentavam níveis séricos de TSH significativamente mais altos do que os controles, com uma mediana de 1,92 mUI/L vs. 1,57 mUI/L (P < 0,001).
Por outro lado, pacientes apresentavam níveis de fT4 significativamente menores do que os controles, 13,70 pmol/L vs. 14,00 pmol/L (P < 0,001).
Até mais.
Fonte: Antipsicóticos podem alterar função tireoidiana - Medscape - 30 de abril de 2018.

Comentários