Vírus que ataca crianças de até 5 anos é descoberto em Manaus...

Um estudo de autoria dos pesquisadores Patrícia Orlandi, do Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), e Tung Gia Phan, da Universidade da Califórnia, em São Francisco (EUA), é responsável pela descoberta de um novo tipo de vírus que afeta crianças de até cinco anos. O vírus causa diarreia e paralisia flácida temporária nos membros inferiores, além de poder resultar em encefalite e levar à morte.
A descoberta foi feita a partir da análise molecular das fezes de crianças com diarreia atendidas em prontos-socorros de Manaus. O Gemycircularvirus, gênero de vírus que causa os sintomas relatados, foi encontrado pela primeira vez no Brasil. A descoberta foi publicada em artigo de abril deste ano, na revista Virology, disponível para acesso público.
“A paralisia nos membros inferiores, ou seja, nas pernas, não é simplesmente a fraqueza que dá após longos períodos diarreicos, é uma paralisia total, com impossibilidade de andar por até duas semanas”, disse a pesquisadora da Fiocruz.
Segundo Orlandi, de 2007 a 2009, pesquisadores da Fiocruz Amazônia coletaram 1,5 mil amostras de fezes de crianças com diarreia atendidas no Hospital e Pronto Socorro João Lúcio e na Policlínica da Codajás (PAM Codajás), em Manaus, para analisar os tipos de vírus e bactérias mais acometem crianças manauaras de até 10 anos.
O estudo recebeu incentivo financeiro do governo do Estado, via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), no âmbito do Programa de Pesquisa para o Sistema Único de Saúde (PPSUS).
Até mais.
Fonte: Univadis.

Comentários