Folato e vitamina B12 são importantes para o ganho de peso em crianças...

O folato e vitamina B-12 são importantes para o crescimento. Muitas crianças em países de baixa e média renda têm uma ingestão inadequada desses nutrientes.
Pesquisadores realizaram um estudo duplo-cego, randomizado, controlado por placebo, em 1000 crianças do norte da Índia, entre os 6-35 meses de idade, proporcionando o dobro da dose diária recomendada de ácido fólico e / ou vitamina B-12, ou placebo, diariamente por 6 meses. Foi medido o efeito de administrar ácido fólico,  vitamina B-12, ou a combinação de ambos sobre o crescimento linear e ponderal. Também foram identificados preditores para o crescimento em modelos de regressão múltipla e modificadores de efeito linear para o efeito de suplementação do ácido fólico ou vitamina B-12 sobre o crescimento.
Verificou-se que o efeito global de cada uma das vitaminas era significativo apenas para peso; crianças que receberam vitamina B-12 aumentaram o seu peso para a idade média de escores z de 0,07 (intervalo de confiança de 95%: 0,01-0,13).  Os pesquisadores puderam concluir que uma dieta pobre em vitamina B-12 contribui para o crescimento inadequado. Os investigadores recomendaram estudos com doses maiores e maior tempo de seguimento para confirmar estes achados.

Até mais.

Fonte: 

PEDIATRICS Vol. 135 No. 4 April 1, 2015. pp. e918 -e926

Comentários