Doses da vacina contra a gripe começam a ser aplicadas após o feriado...


Após o feriado de Tiradentes, postos de saúde da Baixada Santista dão início à campanha de vacinação contra a gripe. Neste ano, o Ministério da Saúde ampliou a cobertura facilitando o acesso a crianças de 6 meses a até 5 anos.

Na edição passada, o público infantil se restringia à faixa etária de 6 meses a 2 anos. Em 2013, crianças com até 5 anos representaram 26% das internações por gripe.

Os demais grupos prioritários foram mantidos: pessoas com 60 anos ou mais, indígenas, profissionais da saúde, presos e funcionários do sistema prisional, grávidas, mulheres até 45 dias após o parto e pessoas com doenças crônicas.

Na região, assim como no restante do País, as doses começam a ser aplicadas já na terça-feira. Somente em Bertioga e Itanhaém, a campanha começará na quarta.

Em Bertioga, a meta para este ano é imunizar 13.278 pessoas. No ano passado, o Município superou a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde (7.168 doses) e conseguiu vacinar 7.295 pessoas. No Município serão montados 11 postos de vacinação, entre fixos e volantes. No sábado, dia 26, as doses também serão aplicadas no Centro de Saúde III, que está funcionando no Hospital de Bertioga.

Vale lembrar que pacientes acamados, isto é, que se encontram de cama em casa, enquadrados na faixa etária do grupo prioritário poderão receber a vacina em suas residências. Para isso, um responsável deve ligar na Vigilância Epidemológica: 3317-1731 ou 3317-6168 e informar nome, endereço, bairro, telefone celular e um ponto de referência para agendamento da vacinação, que pode ser feito durante todo o período da campanha.

Cubatão

No Município, a campanha se inicia no dia 22. A dose será aplicada em 21 postos fixos, que atenderão das 8h às 17 horas, e outros volantes, com horários específicos, para atender, principalmente, pacientes acamados.  
 
Neste caso, cuidadores não não incluídos no Programa de Atendimento Domiciliar (PAD) da Prefeitura podem contatar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima do paciente para informar que têm interesse em receber a vacina em casa.

Guarujá

Guarujá não informou o número de vacinas que deverão ser aplicadas. Porém, no ano passado, mais de 50 mil pessoas, que integravam o público-alvo da campanha, receberam a dose.

Itanhaém

Assim como em Bertioga, na Cidade a vacinação começa na quarta-feira. Na mesma semana do início da campanha, no sábado, haverá o dia “D”, data dedicada à mobilização nacional em que as Unidades de Saúde da Família (USF) estarão atendendo especialmente para trabalhar a imunização contra os agentes causadores da doença. A meta da campanha é imunizar mais de 26,7 mil pessoas em todo o Município.  

Mongaguá

Em Mongaguá, as doses serão aplicadas no período de 22 de abril a 9 de maio. O atendimento será realizado nas Unidades de Saúde da Família (Pedreira, Vila Operária, Jardim Praia Grande, Jussara, Flórida Mirim e Jardim Primavera), de segunda a sexta-feira, das 8h às 16 horas. Já no dia 26 de abril, o “Dia D”, as unidades de saúde funcionarão das 8h às 16 horas.  
Praia Grande

Em Praia grande, a dose estará disponível nas 21 unidades de Saúde da Família (Usafas) e Multiclínicas, de segunda a sexta-eira, das 8h às 17 horas.  
A meta da campanha estipulada pelo Ministério da Saúde é vacinar 80% do público alvo. Em Praia Grande, de acordo com dados da Sesap, mais de 50 mil pessoas fazem parte dos grupos que deverão ser vacinados.  
Vale lembrar que idosos internados em instituições públicas e particulares do Município receberão a visita de volantes para vacinação. Já os pacientes acamados, que se enquadrem no público alvo da campanha, devem agendar visita de um agente de saúde que aplicará a vacina na Usafa mais próxima de sua residência.
Santos

Já em Santos, a meta do Ministério da Saúde é imunizar até o dia 9 de maio, no mínimo, 133.268 pessoas, o que equivale a 80% das pessoas dentro dos grupos prioritários.
Tem início na terça-feira (22) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. A meta do Ministério da Saúde é imunizar até o dia 9 de maio cerca de 49,6 milhões de pessoas dentro dos grupos prioritários.

 São Vicente

Em São Vicente, além das doses disponibilizadas nos postos de saúde, pessoas acamadas poderão receber a vacina em casa. O agendamento deve ser feito até 9 de maio, no Departamento de Vigilância Epidemiológica (Deviepi), pelo telefone (13) 3569-5702.

Nome, idade, telefone para contato, endereço completo, nome do cuidador e motivo pelo qual a pessoa está acamada são informações que devem ser passadas no ato do agendamento.

*Peruíbe não divulgou as informações da campanha.

Sobre a doença 

A Influenza ou gripe é uma infecção viral que afeta o sistema respiratório, precisamente o nariz, garganta e brônquios. Ela pode ser transmitida de forma direta através das secreções das vias respiratórias de uma pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar.

De forma indireta a doença pode ser adquirida por meio das mãos, que ao entrarem em contato com locais recentemente contaminados, serem levadas aos olhos, nariz ou boca. A doença pode se apresentar em vários níveis sintomáticos, desde uma leve e curta duração, até formas graves e de quadros complicados.

A vacina contra a Influenza não deve ser administrada em pessoas com história de reação anafilática prévia ou alergia grave, relacionada ao ovo de galinha e seus derivados, assim como a qualquer componente da vacina ou pessoas que apresentaram reações anafiláticas graves após receberem doses anteriores.


Até mais.

Fonte: ATribuna.

Comentários