Teste rápido permite diagnóstico precoce de tuberculose em crianças...

Novo teste para diagnóstico da tuberculose (TB) em crianças detectou 63% dos casos identificados pelo teste de cultura bacteriana, mas em uma fracção do tempo, de acordo com resultados de estudo realizado na África do Sul.
O teste, chamado Xpert MTB / RIF, apresentou resultados em 24 horas, muito abaixo das várias semanas dos testes de cultura em laboratório. Estudos anteriores demonstraram que Xpert MTB / RIF é eficaz para o diagnóstico de TB em adultos e em crianças com sintomas pronunciados de TB.
Os resultados da pesquisa indicaram que a facilidade e rapidez do diagnóstico seria útil para crianças atendidas em clínicas de países com recursos limitados. O teste também foi capaz de identificar crianças com TB resistente a medicamentos. Além disso, os pesquisadores descobriram que Xpert pode facilmente determinar quando o tratamento para a tuberculose não é apropriado. Entre as crianças analisadas que não tinham a doença, os resultados do teste Xpert foram negativos em 99 % dos casos.
O diagnóstico preliminar de TB é muitas vezes feito através da analise de amostra de secreções pulmonares com um microscópio para verificar a presença das bactérias que causam a tuberculose. A amostra também é enviada para um laboratório para a identificação das bactérias. Todo este processo pode levar até 6 semanas porque as crianças têm níveis mais baixos de bactérias infecciosas que os adultos.
O estudo liderado pelo pesquisador Heather J. Zar, da University of Cape Town, coletou quase 1.500 amostras de cerca de 400 crianças encaminhadas para cuidados primários com os sintomas da TB. Os pesquisadores compararam os resultados do Xpert MTB / RIF com o resultado do exame de amostras sob microscópio, e de cultura bacteriana, o método mais preciso para o diagnóstico da doença.
Até mais.
Fonte: isaude.net

Comentários