sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Seguimento da criança e do adolescente com diabetes melitus tipo 2...

Estas informações são retiradas da Clinical Practice Guideline da American Academy of Pediatrics, publicado na edição de Fevereiro de 2013.


Definições:

CRIANÇA COM DIABETES TIPO 2:

  • está com sobrepeso ou obesidade.
  • tem forte história familiar de diabetes tipo 2.
  • tem secreção de insulina residual com capacidade para diagnóstico.
  • demonstra resistência insulínica (inclui síndrome dos ovários policísticos ou acantose nigricans).
  • falta de evidência de diabetes autoimune (negativo para anticorpos tipicamente associado com diabetes tipo 1).
CRITÉRIOS PARA DIAGNÓSTICO DE DIABETES DE ACORDO COM A AMERICAN DIABETES ASSOCIATION:


  • HbA1c > ou = 6,5%, ou
  • Glicemia de jejum (8 horas) > ou = 126mg/dL, ou
  • 2 horas após teste de tolerância oral a Glicose > ou = 200mg/dL, ou
  • Glicemia esporádica > ou igual a 200mg/dL associado com sintomas de hiperglicemia.
CONSENSOS:


  • A insulina deve ser iniciada para crianças e adolescentes com diabetes tipo 2 (DM2) em cetose ou em cetoacidose, quando a diferença de tipo 1 e 2 não está ainda certa e quando a concentração da glicemia está > ou igual a 250mg/dL ou HbA1c > ou igual a 9%.
  • Os pacientes devem iniciar mudanças no seu estilo de vida, nutrição e atividade física, e iniciar metformina como primeira linha de tratamento.
  • Deve-se moritorar HbA1c a cada 3 meses, e intensificar as mdições de glicemia quando o alvo terapêutico não foi alcançado.
  • Há necessidade de medições das glicemias frequentes em pacientes em uso de insulina, ou medicações que causem hipoglicemias, estão iniciando ou mudando o regime de tratamento, quando não foi alcançado o alvo terapêutico e quando está doente.
Até mais.


Fonte: 

Management of Newly Diagnosed Type 2 Diabetes Mellitus (T2DM) in Children and Adolescents

  • Kenneth C. Copeland
  • Janet Silverstein
  • Kelly R. Moore
  • Greg E. Prazar,
  • Terry Raymer
  • Richard N. Shiffman
  • Shelley C. Springer
  • Vidhu V. Thaker,
  • Meaghan Anderson
  • Stephen J. Spann
  • and Susan K. Flinn
Pediatrics 2013; 131:364-382

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