Pulseira à base de polímeros monitora temperatura de bebês e crianças...


Cientistas da Universidade de Coimbra, de Portugal, desenvolveram uma pulseira de monitoramento da temperatura que vai auxiliar pais e educadores escolares nos cuidados de saúde de bebês e crianças.
Ao atingir a temperatura de 38ºC (graus Celsius), a pulseira altera sua cor, dando assim sinal de alerta para uma situação de saúde anormal.
A temperatura de ativação escolhida foi de 38ºC "porque a temperatura normal da pele do bebê pode chegar aos 37,8ºC. Dessa forma, garante-se que a cor varia apenas quando já poderá haver sinais de alerta", explica o coordenador do projeto Filipe Antunes.
Segundo os investigadores, uma vantagem do sistema é não necessitar de qualquer tipo de bateria. O sistema responde à temperatura, mudando de cor à temperatura definida.
A segurança da pulseira é outro fator positivo apontado pela equipe. Outro diferencial são os materiais utilizados, completamente biocompatíveis, garantindo segurança máxima. "Se, por algum motivo, o reservatório se romper os produtos não causam qualquer tipo de lesão ao bebê", ressaltam.
O novo sistema é desenhado para ficar menos solúvel em água a partir da temperatura desejada, formam-se agregados e induz-se mudança de cor no sistema.
A equipe de investigadores selecionou polímeros biocompatíveis cuja cor varia com a temperatura. E essa temperatura foi ajustada para a temperatura desejada, através da adição de outras moléculas, como tensioactivos ou sais hidrofóbicos. "Grande parte do trabalho focou precisamente neste aspecto, o controle da temperatura para transição de cor", destaca o pesquisador.
O trabalho de investigação foi iniciado em 2011 e neste momento a pulseira de monitoramento da temperatura está em fase final de testes de laboratório. Assim que o protótipo estiver concluído, serão feitos contatos com a indústria para sua comercialização.
Até mais.
Fonte: isaude.net

Comentários