Zinco pode auxiliar na redução de falhas em tratamento de lactentes com infecção grave ...


Estudo randomizado, duplo-cego, controlado com placebo, publicado pelo periódico The Lancet, revela que o zinco pode ser usado como tratamento adjuvante em lactentes com idade entre 7 e 120 dias, com infecção grave provavelmente bacteriana, com o intuito de reduzir o risco de falhas terapêuticas em regime com antibióticos.
Infecções bacterianas graves são a principal causa de morte na primeira infância nos países em desenvolvimento. Intervenções de baixo custo, acessíveis, que possam potencializar o efeito do tratamento antibiótico padrão, podem reduzir a mortalidade infantil.
Mediu-se o efeito do zinco como um adjuvante de antibióticos em lactentes com infecção grave de etiologia provavelmente bacteriana.
Neste estudo, foram incluídos lactentes com idade entre 7 e 120 dias, com infecção grave provavelmente bacteriana, realizado em três hospitais em Nova Deli, Índia, entre julho de 2005 e dezembro de 2008. Aleatoriamente as crianças receberam 10 mg de zinco ou placebo, por via oral, a cada dia, além do tratamento antibiótico padrão. O desfecho primário foi falha do tratamento, que foi definida como a necessidade de mudar os antibióticos até sete dias após a randomização ou a necessidade de cuidados intensivos ou morte a qualquer momento no prazo de 21 dias.
Dos participantes, 352 crianças foram aleatoriamente designadas para receber zinco e 348 para receber placebo2. No grupo do zinco houve um número significativamente menor de falhas do tratamento. Dez crianças que receberam zinco morreram em comparação com 17 que receberam placebo.
Concluiu-se que o zinco pode ser administrado como tratamento auxiliar para reduzir o risco de falha do tratamento antibiótico em lactentes de 7 a 120 dias com infecção grave de etiologia provavelmente bacteriana.

Até mais.

NEWS.MED.BR, 2012. The Lancet: zinco pode auxiliar na redução de falhas em tratamento de lactentes com infecção grave. Disponível em: . Acesso em: 12 jun. 2012.

Comentários