Teste da orelhinha...

07/10/11- Drs. Eduardo Vaz e Manoel de Nóbrega, presidentes da SBP e do Departamento de Otorrinolaringologia da entidade, participaram, nesta quinta-feira, no Congresso Nacional, do lançamento da campanha que visa popularizar a realização do Teste da Orelhinha. Desde o ano passado, com a lei 12.303/10, hospitais e maternidades precisam, obrigatoriamente, realizar o exame, gratuitamente, nas crianças nascidas em suas dependências, mas isso ainda não acontece na grande maioria. O objetivo do movimento é chamar a atenção do poder público, para que garanta os equipamentos e profissionais necessários para a realização do exame e dos pais, para que tomem conhecimento desse direito.

Estiverem presentes no lançamento também o senador Inácio Arruda, autor do projeto que originou a lei 12.303/10; a senadora Vanessa Grazziotin; a sra. Ilza Queiroz, esposa do governador do Distrito Federal; Bianca Queiroga, presidente do Conselho de Federal de Fonoaudiologia e representantes de várias outras entidades que, como a SBP, participam da campanha, cuja iniciativa é do Senado Federal. No evento, o dr. Eduardo Vaz parabenizou o senador Inácio pela lei e lembrou a importância daquela casa, onde nasceu a licença-maternidade de seis meses, proposta pela parceria entre a SBP e a então senadora Patrícia Saboya.

“Se uma criança que nasceu hoje fez um teste e é surda, mas for capaz de ouvir com aparelho ou com cirurgia e esse caminho voltar a ser estimulado, passa a ouvir”, explica o dr. Manoel de Nóbrega, informando que o chamado Teste da Orelhinha, o exame de Emissões Otoacústicas Evocadas (EOAE) é um dos que avaliam a integridade da função auditiva e que a SBP é favorável à triagem auditiva universal, com a implantação de todas as ações necessárias para a prevenção, o diagnóstico e a reabilitação das crianças que sofrem de deficiência auditiva. Dr. Manoel faz palestra sobre o assunto nesta terça-feira, dia 11, durante o Congresso Brasileiro de Pediatria, em Salvador, e explica, em entrevista àSBP Notícias (pgs. 8 e 9) - disponível no portal da Sociedade -, porque a saúde auditiva é uma “corrida contra o tempo”.

Até mais.

Comentários