Vacinas contra gripe - 2011...

Ministério da Saúde: gestantes, crianças menores de dois anos e trabalhadores de saúde serão vacinados a partir deste ano contra gripe
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou nesta quinta-feira (17) a ampliação da população coberta pela Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza do Sistema Único de Saúde. A partir deste ano, além de idosos e populações indígenas, atendidos desde 1999, serão imunizadas crianças entre seis meses e dois anos, gestantes e profissionais da saúde. A vacina1 a ser distribuída protege contra os três principais vírus2 que circulam no hemisfério sul, dentre eles o da influenza A (H1N1).
A 13ª Campanha Nacional de Vacinação acontecerá no período de 25 de abril a 13 de maio em 65 mil postos em todo o país. No sábado seguinte ao início da campanha, 30 de abril, ocorrerá o Dia de Mobilização Nacional para estimular a ida da população aos pontos de imunização.
As complicações da influenza (pneumonias bacterianas ou agravamento de doenças crônicas já existentes, como diabetes4 e hipertensão5) são mais comuns nesses grupos: idosos e crianças com idade entre seis meses e dois anos, além das gestantes, que também são muito vulneráveis. Neste caso, a principal forma de prevenção é a vacinação. A meta do Ministério da Saúde, estados e municípios é vacinar 80% da população alvo, cerca de 23,8 milhões de pessoas.
“A vacina1 é segura para todos. Não oferece risco algum. A maioria das reações adversas é leve, como dor e sensibilidade no local da injeção6. Somente quem tem alergia7 a ovo não pode tomar a vacina”, garantiu o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa. O secretário também esclareceu uma dúvida comum na população: “É impossível pegar gripe8 pela vacina1, como algumas pessoas costumam afirmar. O vírus2 usado nesta vacina1 é inativado”.
Até mais.

Fonte: Ministério da Saúde.

Comentários