Conjuntivite...


SURTO DE CONJUNTIVITE NO ESTADO DE SÃO PAULO:
A conjuntivite é a inflamação da conjuntiva, mambrana transparente e fina que reveste a parte da frente do globo ocular ( branco dos olhos) e o interior das pálpebras.
Causas: vírus, bactérias, alergias à poluentes ou substâncias irritantes (cloro de piscina, maquiagem, lentes de contato...).
O surto que está ocorrendo é VIRAL, não necessitando do uso de colírio antibiótico, mas é claro, se a pessoa estiver com isso deverá procurar seu médico ou de preferência, seu oftalmologista, para o correto diagnóstico e acompanhamento.
A limpeza com soro fisiológico de preferência gelado e várias vezes ao dia, é o tratamento principal. Lavar as mãos com agua e sabão, não mexer nos olhos, trocar roupas de cama, banho todos os dias são medidas complementares úteis para a melhora dos sintomas.
Deve-se ficar afastado do trabalho e da escola.
Os principais sinais e sintomas da conjuntivite são: lacrimejamento, vermelhidão nos olhos, dificuldade em olhar para a claridade, sensação de areia nos olhos, coceira e secreção ocular.
Até mais.

Comentários

  1. Medidas preventivas:
    Sugere-se o afastamento de pessoas com conjuntivite viral aguda dos ambientes coletivos por pelo menos 7 dias. Recomenda-se cuidados de higiene pessoal, como lavar com frequência as mãos e o rosto com água e sabão; evitar coçar os olhos; usar, quando possível,lenços e toalhas descartáveis e/ou individuais; utilizar travesseiros individuais; evitar o uso de objetos (lápis, copos) de pessoas com conjuntivite; evitar atividades de grupo, enquanto secreção ocular estiver presente, evitar freqüentar piscinas e uso de lentes de contato; limpar com as superfícies que foram tocadas por pessoas com conjuntivite com água e sabão e, posteriormente, com álcool 70%.

    ResponderExcluir

Postar um comentário