Antitérmicos e vacinas...


A ocorrência de reações adversas às vacinas é comum e reconhecida como possível e esperada. Para a vacina empregada na campanha de vacinação contra H1N1 do Ministério da Saúde a situação não é diferente: espera-se que a vacina contra H1N1 cause reações adversas em 3% dos vacinados. Segundo a fabricante, as reações mais comuns para esta vacina são febre, dores de cabeça, cansaço, reações no local de aplicação, dores musculares e em articulações.
Existe a possibilidade de uma maior frequencia de reações adversas após a segunda dose da vacina.
Para o tratamento de reações vacinais em geral, não está contra-indicado o uso de analgésicos e antitérmicos.
Todos os antitérmicos disponiveis podem ser fornecidos sem risco de diminuição da imunogenicidade a vacina, particularmente o Paracetamol é seguro para ser fornecido no tratamento das reações febris pós-vacinais, assim como os outros antitérmicos utilizados na prática diária como Ibuprofeno e Dipirona.
De acordo com o documento de referência do próprio fabricante da vacina contra H1N1, o paracetamol é o medicamento sugerido para tratamento destas reações, inclusive em crianças.
A administração profilática de medicamentos analgésicos e antitérmicos, no momento da aplicaçao das vacinas, ou antecedendo a vacinação não esta indicada atualmente pelo possivel risco de diminuição de imunogenicidade das vacinas.
Esta recomendação vale também para todos os antitérmicos utilizados .Entretanto a utilização de analgésicos para alivio de reação adversa após a vacina não apresenta contra-indicação.

Até mais

Fonte: Sociedade Brasileira de Pediatria.


Comentários