Vacina contra meningite em Praia Grande-SP...

Estão disponíveis em todas as unidades de saúde de Praia Grande a vacina contra meningite para crianças menores de dois anos. A aplicação tem a propriedade de imunizar o organismo contra a bactéria meningococo, que causa a meningite tipo C. A vacina está sendo oferecida nas 20 unidades de saúde da Cidade, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, exceto nos pronto-socorros.

A vacinação é recomendada de forma fracionada com aplicação aos três meses de idade, aos cinco meses e uma dose de reforço quando a criança completar um ano. De acordo com a enfermeira responsável pelo setor de imunização, Denise Ribeiro Rodrigues Gato, quem não foi imunizado anteriormente e ainda não tiver completado dois anos deve tomar uma dose única. “Por recomendação do Ministério da Saúde, a idade limite para que a criança possa receber a dose é de um ano, 11 meses e 29 dias de idade”, salientou.

A meningite pode causar morte e se apresenta em vários tipos que afetam as meninges, membranas que envolvem o encéfalo (cérebro, bulbo e cerebelo) e a medula espinhal, que corre por dentro da coluna vertebral. São formadas por três camadas entre as quais circula um líquido denominado líquor. Quando a bactéria ou vírus atinge as meninges se inflamam, infectando o sistema nervoso central.

Os sintomas gerais da doença são: dor de cabeça, vômito, febre alta, mal-estar e rigidez da nuca. Entre os germes que podem causar meningite, destacam-se as bactérias como o pneumococo, germe da pneumonia, e os vírus. O quadro das meningites virais é mais leve, com sintomas que se assemelham à gripe. A maioria das meningites virais é benigna e evolui sem tratamento. Já as causadas por bactérias, em especial a meningococo, podem ser graves e devem ser tratadas imediatamente com antibióticos.

Locais - Confira a relação dos postos de vacinação:
Multiclínica Aviação - Avenida Doutor Roberto de Almeida Vinhas, nº 2.929
Multiclínica Boqueirão - Avenida Presidente Kennedy, s/nº
Multiclínica Tupi - Rua Meinacos, nº 94
Usafa Anhangüera - Rua Josefa Alves de Siqueira, nº 648
Usafa Caiçara – Rua São José, nº 700
Usafa Forte – Avenida Rio Branco, s/nº
Usafa Guaramar - Avenida dos Trabalhadores, nº 1.717
Usafa Melvi – Rua João Caetano, nº 101
Usafa Mirim - Rua Guilherme Penteado de Campos, nº 44
Usafa Ocian - Avenida dos Sindicatos, nº 635, esquina com a Avenida Pres. Kennedy
Usafa Quietude – Rua Rui Manoel Sampaio Seabra Pereira, s/nº
Usafa Real - Rua das Begônias, nº 453
Usafa Ribeirópolis - Rua Esmeraldo Tarquínio, s/nº
Usafa Samambaia - Avenida Araucária, s/nº
Usafa São Jorge - Avenida dos Trabalhadores, nº 4.242
Usafa Solemar - Avenida Presidente Kennedy, nº 8.021
Usafa Tude Bastos - Rua Maria Luiza Lavale, nº 68
Usafa Tupiry II - Rua Idelfonso Galeano, nº 368
Usafa Vila Alice - Rua Renata Câmara Agondi, nº 46
Usafa Vila Sônia - Rua Antônio Candido da Silva, s/nº

Até mais.

Comentários