Inibidores do apetite poderão ser proibidos...

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) realiza, na próxima quarta-feira (23/2), audiência pública para discutir o cancelamento do registro dos medicamentos que contém sibutramina e dos anorexígenos anfetamínicos (anfepramona, femproporex e mazindol).
Os produtos à base dessas quatro substâncias atuam como inibidores de apetite e devem ser retirados do mercado brasileiro devido aos altos riscos à saúde que podem acarretar.A indicação da Anvisa está baseada em estudos científicos e no parecer da Câmara Técnica de Medicamentos (Cateme) de 26 de outubro de 2010. No documento, o órgão recomenda o cancelamento dos medicamentos por apresentarem riscos que superam seus benefícios.
Segundo nota técnica da área de Farmacovigilância e da gerência de Medicamentos da Anvisa, a sibutramina apresenta baixo coeficiente de efetividade de redução de peso e pouca manutenção de redução de peso em longo prazo. Além disso, estudos indicam possível aumento de risco cardiovascular entre todos os usuários.Os medicamentos anorexígenos anfepramona, femproporex e mazindol, por sua vez, apresentam graves riscos cardiopulmonares e do sistema nervoso central. Isto tornaria insustentável a permanência destes produtos no mercado, ainda que com melhorias no processo de controle da venda destes medicamentos.
A nota técnica da Anvisa destaca, ainda, que esses medicamentos não são comercializados em diversos países desenvolvidos por serem considerados medicamentos obsoletos e de elevado risco aos usuários.As novas evidências científicas, aliadas aos dados obtidos por meio das ações de vigilância pós-mercado da Anvisa, apontam para a necessidade de retirada dos inibidores de apetite do mercado brasileiro, não havendo justificativa para a permanência destes produtos no país.

Até mais.

Fonte: ANVISA.


Comentários

  1. De fato estão ocorrendo muitos abusos em relação a prescrição destes medicamentos. Pacientes que não são obesos, ou aqueles que querem perder uma leve "gordurinha" estão fazendo uso destas medicações sem fins de "saúde" apenas por questões estéticas.
    Será muito difícil ajudar quem realmente precisa pois no tratamento medicamentoso da obesidade exixtem poucas opções.

    ResponderExcluir
  2. Boa Tarde, gostaria de saber, proibindo esses inibidores de apetite, vai ter alguma coisa que vamos poder substituir, estou no tratamento para perder peso a 3 meses, ja emagreci 15kg, mas ainda tenhno um longo caminho, se parar a medicação agora vou voltar a ganhar peso que ja aconteceu anteriormentee não gostaria que acontecesse de novo, gostaria de terminar meu tratamento que é feito com médico, não tomo por conta própria, mas ainda não sei me virar sozinha sem a medicação.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite, Vanessa. A posição neste momento da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia é contra essa provável restrição. Existem poucas opções no mercado para "ajudar" as pessoas que precisam a realmente emagrecer. Cabe a Anvisa restringir e fiscalizar para conter os abusos e com isso não prejudicar alguns pacientes. Porém se no futuro houver estudos cientificos que os riscos superem os benefícios, aí realmente não tem jeito.

    ResponderExcluir

Postar um comentário