As escolas não estão preparadas para receber crianças com diabetes...

No último dia 07, Luana foi pra escola.

Antes disso, no ato da matrícula conversamos (eu e meu esposo) com a diretora sobre sua doença: Diabetes.

A mesma me solicitou um laudo do endócrino para enviar para a empresa que fornece o lanche e para nutricionista da escola. E solicitei que se algum dia Luana não quisesse lanchar que me ligasse, pois poderia levá-la a uma hipoglicemia (falei sobre os principais sintomas).
No primeiro dia de aula conversei com a professora (já que não teve nenhuma reunião antes), como havia combinado com a diretora que enviaria na primeira semana o lanche de casa, disse: - Não esqueça que o lanche dela está na mochila!
Quando cheguei na sala dela, para minha surpresa ela não estava lá, então meu coração disparou e foi aí que professora disse: - Ah! Ela ta lá no refeitório.
E na mesma hora ela vem toda sorridente dizendo: - Mamãe, hoje a gente tomou NESCAU e biscoito DOCE e ainda tomamos REFRIGERANTE.
Calmamente perguntei pra professora: - Luana não tomou o lanche dela? E ela disse: - A escola fornece o lanche e então eu disse: - Mas ela tem diabetes e o dela é diet! Então, ela lembrou e pediu desculpas.
E apenas 2 horas e meia ela esqueceu tudo que eu havia falado sobre a Luana.
Conversei com a Luana, pois ela sabia que não podia tomar naquela semana o lanche da escola, porém, ela tem apenas 4 anos e como toda criança ela não tem muita dimensão dos riscos que corre.

CONCLUSÃO: GLICOSE= 459.

Segundo dia de aula: Ok, Luana disse que lembrou a professora e glicose = 130.
Terceiro dia: Luana não comeu o biscoito, tomou apenas o suco que era Ades zero de Laranja (porque já previa que poderia acontecer algo do tipo e esse suco mesmo sendo zero aumenta um pouco a glicose uma vez que tem 6,9g de carboidratos dos quais 1,2g açucares).
Mesmo eu pedindo pra me ligar caso isso acontecesse à professora não falou nada para a diretora que não me ligou, é claro!
RESULTADO: GLICOSE= 60

DETALHE: A diretora informou que não conseguiu falar com a nutricionista e me pediu para levar na segunda o lanche dela (o das demais será sucrilhos e leite fermentado).
Pior do que isso, foi à diretora me afirmar que não sabia nada sobre diabetes, significa que mesmo sabendo que receberia na escola uma criança portadora da doença, não teve o menor interesse em se informar sobre o assunto.
AS ESCOLAS NÃO ESTÃO PREPARADAS PARA RECEBER CRIANÇAS COM DIABETES!
Até mais.
Fonte: Sociedade Brasileira de Diabetes.

Comentários